SEFAZ/PR 2025 – Sugestão de Recurso

E aí pessoal, tudo bem?

Estou disponibilizando uma sugestão de recurso contra uma questão de Contabilidade de Custos da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/PR, aplicada em 18 de maio de 2025 pela temida banca Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Se você está se preparando para concursos públicos em que a Contabilidade é fundamental, como da Área Fiscal, não deixe de conhecer meus cursos teóricos completos de Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada, Contabilidade de Custos e Análise das Demonstrações Contábeis, além dos cursos de resolução de questões das principais bancas examinadoras (FCC, FGV e CESPE).

Clique no botão abaixo para conhecer estes cursos!

Vamos, então, para a análise da questão que merece alteração do gabarito (ou, ainda, anulação).


(FGV – Auditor Fiscal – SEFAZ/PR – 2025) Em relação à utilidade da Contabilidade de Custos, analise as afirmativas a seguir.

I. Auxilia na definição de preço de um serviço.

II. Permite escolher entre o método de custeio variável e o método de custeio por absorção.

III. Permite escolher o produto a ser produzido, quando há escassez de matéria prima.

Gerencialmente, a Contabilidade de Custos auxilia os gestores a tomar a(s) decisão(ões) apresentadas em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

GABARITO PRELIMINAR: C

Sugestão de Recurso

O foco da questão é analisar as três assertivas apresentadas em relação à utilidade da Contabilidade de Custos, mais especificamente em relação ao seu uso gerencial no processo de tomada de decisão a ser tomado pelos gestores.

Preliminarmente o examinador considerou apenas as assertivas I e III como corretas. No entanto, segundo a melhor doutrina não há dúvidas de que, gerencialmente, a Contabilidade de Custos utiliza tanto o Custeio por Absorção quanto o Custeio Variável, auxiliando os administradores em seu processo de tomada de decisão.

Segundo o livro Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins,10ª edição (pgs. 218 a 221), em seu capítulo 19 que trata da “Fixação do Preço de Venda e Decisão sobre Compra ou Produção”:

19.1.1 Formação de preços com base em custos

“Nesta forma de calcular preços – preços de dentro para fora -, o ponto de partida é o custo do bem ou serviço apurado segundo um dos critérios estudados: Custeio por Absorção, Custeio Variável etc. Sobre este custo agrega-se uma margem, denominada markup, que deve ser estimada para cobrir os gastos não incluídos no custo, os tributos e comissões incidentes sobre o preço e o lucro desejado pelos administradores”

Nota-se, portanto, que a assertiva “Permite escolher entre o método de custeio variável e o método de custeio por absorção” está plenamente correta, dado que os administradores podem considerar tais métodos de custeio dentro de seu processo de tomada de decisão em relação ao preço de venda, que é um julgamento exclusivamente gerencial.

Ressaltamos, novamente, que a questão em tela solicitava literalmente que o candidato fizesse uma análise exclusivamente gerencial.

Portanto, não há que se cogitar a incorreção da assertiva II em função da mensuração contábil de estoques, que necessariamente deve utilizar o Custeio por Absorção, que atende aos princípios contábeis, não sendo permitido o uso do Custeio Variável pela legislação societária e legislação fiscal.

Em função do exposto, solicito a alteração do gabarito definito da questão, considerando que todas as assertivas apresentadas estão corretas no contexto de utilidade da Contabilidade de Custos para o processo de tomada de decisão por gestores.


Se você ainda não domina a Contabilidade Geral e Avançada não deixe de conhecer meus cursos focados em concursos públicos, que são os mais completos e atualizados no mercado.

Já imaginou estudar Contabilidade com a orientação do Prof. Igor Cintra?

Agora isso é possível! Através do Método Phibo, meu programa de consultoria individualizada de Contabilidade, você se preocupará apenas em estudar. Todo o planejamento de seu estudo (metas teóricas, tarefas de revisões, tarefas de questões questões etc) serão elaboradas de maneira personalizada, de acordo com suas características, pelo próprio Prof. Igor Cintra com base em seus cursos.

Para saber mais detalhes sobre o Método Phibo se inscreva na jornada “Como Dominar a Contabilidade”, que ocorrerá entre os dias 27 a 29 de maio de 2025.

Grande abraço e até a próxima!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress