Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Ajuste a Valor Presente

Em relação à questão apresentada ao final:

O Ajuste a Valor Presente (AVP) não deveria ter sido feito a 1% que é a taxa de mercado?
Ou trazer a Valor Presente utilizando uma taxa não de mercado (0,5% apresentado na questão) também estaria errado?

Pergunto isso pois os comentários que vejo sobre essa questão dizem que o erro está na afirmativa, na parte em que diz '... por refletir fielmente o VALOR JUSTO da transação...' quando na verdade deveria ser VALOR PRESENTE. O erro seria somente esse mesmo?

Questão CESPE:
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: BACEN Prova: CESPE - 2013 - BACEN - Analista - Contabilidade e Finanças
Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ao realizar uma venda a prazo a um cliente especial, a empresa vendedora efetuou o cálculo das duplicatas a receber, com taxa de juros de 0,50% ao mês. Normalmente a taxa de juros praticada pelo mercado é de 1% ao mês. Para ajustar a valor presente a operação de venda a prazo, o responsável pelo reconhecimento contábil da operação considerou adequado o uso da taxa de 0,50% ao mês.
Nessa situação, a decisão do responsável está correta por refletir fielmente o valor justo da transação de venda a prazo.

Há três técnicas para seu mensurar o VALOR JUSTO: abordagem do custo, abordagem da receita e abordagem do mercado.

A abordagem de RECEITA converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

Veja, portanto, que a abordagem de RECEITA tem relação com o VALOR PRESENTE de fluxos de caixa.

O valor presente (ou seja, aplicação da abordagem de receita) é uma ferramenta utilizada para relacionar valores futuros (por exemplo, valores ou fluxos de caixa) a um valor presente utilizando uma taxa de desconto.

Existem princípios gerais que regem a aplicação de qualquer técnica de valor presente utilizada para mensurar o valor justo, como que os fluxos de caixa e taxas de desconto refletem premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou passivo.

O próprio CPC 12 diz que os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores AVALIAÇÕES DO MERCADO quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.

Sendo assim, a taxa a ser utilizada no desconto é a de 1% ao mês, e não a efetivamente utilizada de 0,5% ao mês.

Abraço

Igor Cintra

Assim fica fácil entender Contabilidade! Quanto a questão da taxa de desconto, meu pensamento bateu com a sua resposta!!

Valor, Igor!! Parabéns pelo show de explicação!

Abraço

plugins premium WordPress