Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Análise das demonstrações

Professor, boa tarde!

Observações que gostaria que o sr comentasse...

1) Grau de imobilização. Ora a FCC usa (Imob+Intang+Invest)/(PL+PE), ora somente (Imob+Intang+Invest)/PL.

2) Grau de endividamento. Ora PE/(PE+PL), ora PE/PL.

Qual o entendimento adotar, existe alguma "dica"que a banca deixa, algo de interpretação de texto mesmo? (Valeu qualquer coisa pra marcar o X no lugar certo!)

Apesar de serem questões "fáceis", demandam um bom tempo na resolução, algo semelhante à DFC. Qual conselho o deixaria para nós, alunos no momento da prova?

Em relação ao Grau de Imobilização não me lembro da FCC ter utilizado "PE + PL" no denominador da equação. Por favor me avise qual é a questão para que eu possa analisar...

Eu levaria as seguintes fórmulas de grau de imobilização pra minha prova.

Imobilização do PL (ou Capital Próprio) = "Ativo Permanente" / PL

Imobilização de Recursos Não Correntes = "Ativo Permanente" / PNC + PL

Em relação ao Grau de Endividamento realmente é um problema, pois ora a FCC entende como relação de PE e Ativo e ora como PE sobre o PL.

No entanto, geralmente o próprio enunciado menciona o que a banca entende por grau de endividamento.

Exemplo:

Questão de Analista - CNMU - 2015:
− índice de participação de capitais de terceiros em relação aos recursos totais (grau de endividamento) = 60%.

Questão de Analista - ALESE - 2018:
·      Grau de Endividamento (participação de capitais de terceiros em relação ao PL): 80%

Ou seja, percebe-se que nas duas questões ele chamou coisas distintas de grau de endividamento, No entanto, o próprio enunciado deixou claro o que entendeu-se como grau de endividamento.

Ou seja, minha dica é ler atentamente os dados do enunciado.

Abraço!

plugins premium WordPress