Apresentação da despesa ( CPC 26)
Citação de Caetano em julho 12, 2019, 10:42 amProfessor e colegas, bom dia!
O CPC permite a apresentação da despesa de dos formas diferentes:
"A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade..."
Alguém poderia me dar um exemplo de como isso funciona na prática?
Att
Professor e colegas, bom dia!
O CPC permite a apresentação da despesa de dos formas diferentes:
"A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade..."
Alguém poderia me dar um exemplo de como isso funciona na prática?
Att
Citação de Prof. Igor Cintra em julho 14, 2019, 10:03 amCaetano, a estrutura da DRE disposta pela Lei n° 6.404/76 é de acordo com o método da função. Ou seja, temos informações a respeito da função das despesas (se administrativas, se financeiras, se comerciais etc).
No entanto, a entidade deve apresentar informações adicionais a respeito destas despesas, indicando sua natureza.
Exemplo: suponha que a Despesa com Vendas (função) de determinado período foi de R$ 100.000. A entidade vai detalhar este valor de acordo com a natureza das despesas de vendas:
- Salários e Comissões de Vendedores: R$ 65.000
- Fretes para Entregas de Mercadorias: R$ 15.000
- Depreciação dos imobilizados no setor de vendas: R$ 10.000
- Energia Elétrica/Telefone/Água e Esgoto do setor de vendas: R$ 2.000
- Salário do Gerente de Vendas: R$ 8.000
- TOTAL R$ 100.000
É isso!
Abraço
Caetano, a estrutura da DRE disposta pela Lei n° 6.404/76 é de acordo com o método da função. Ou seja, temos informações a respeito da função das despesas (se administrativas, se financeiras, se comerciais etc).
No entanto, a entidade deve apresentar informações adicionais a respeito destas despesas, indicando sua natureza.
Exemplo: suponha que a Despesa com Vendas (função) de determinado período foi de R$ 100.000. A entidade vai detalhar este valor de acordo com a natureza das despesas de vendas:
- Salários e Comissões de Vendedores: R$ 65.000
- Fretes para Entregas de Mercadorias: R$ 15.000
- Depreciação dos imobilizados no setor de vendas: R$ 10.000
- Energia Elétrica/Telefone/Água e Esgoto do setor de vendas: R$ 2.000
- Salário do Gerente de Vendas: R$ 8.000
- TOTAL R$ 100.000
É isso!
Abraço