Art. 183 é obrigatório?
Citação de descontim100 em abril 12, 2019, 12:16 amProfessor muito me chamou atenção de uma questão dada pelo Cespe como certa, que dizia: "Se o preço de uma resma de papel utilizada nos setores administrativos de determinada empresa for maior, no encerramento do exercício, que o preço obtido na compra realizada no início do exercício, o estoque do referido bem poderá ser contabilizado pelo preço atualizado."
Oras, o art. 183 da lei 6404/76 é muito claro em afimar que o estoque é avaliado pelo custo de aquisição ou valor justo dos dois o menor. Se o preco dessa resma era 20,00 e, no encerramento está 30,00, segundo a lei deveria manter registrado os 20,00, não??
Professor muito me chamou atenção de uma questão dada pelo Cespe como certa, que dizia: "Se o preço de uma resma de papel utilizada nos setores administrativos de determinada empresa for maior, no encerramento do exercício, que o preço obtido na compra realizada no início do exercício, o estoque do referido bem poderá ser contabilizado pelo preço atualizado."
Oras, o art. 183 da lei 6404/76 é muito claro em afimar que o estoque é avaliado pelo custo de aquisição ou valor justo dos dois o menor. Se o preco dessa resma era 20,00 e, no encerramento está 30,00, segundo a lei deveria manter registrado os 20,00, não??
Citação de Prof. Igor Cintra em abril 14, 2019, 12:06 amRapaz, no meu entendimento a afirmativa está incorreta.
No meu entendimento este estoque deve ser mensurado pelo menor entre o custo e o valor justo (que no caso em tela é igual ao custo de reposição, afinal não há venda deste tipo de item para o cálculo do valor justo). Como o custo de aquisição é inferior ao preço atual da resma de papel, segue o jogo: mantém o item ao custo.
Abraço
Igor Cintra
Rapaz, no meu entendimento a afirmativa está incorreta.
No meu entendimento este estoque deve ser mensurado pelo menor entre o custo e o valor justo (que no caso em tela é igual ao custo de reposição, afinal não há venda deste tipo de item para o cálculo do valor justo). Como o custo de aquisição é inferior ao preço atual da resma de papel, segue o jogo: mantém o item ao custo.
Abraço
Igor Cintra