Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 00 - Questão 105 - Contabilidade Avançada Genérica

Olá, professor,

não entendi por que a afirmativa da letra A da questão 105 está incorreta.

"Os ativos não deverão ser reconhecidos em casos de incertezas, independentemente do seu benefício econômico futuro".

Obrigada!

Mari, o erro está em mencionar que ativos não devem ser reconhecidos em casos de incertezas.

Pelo contrário, se há incertezas em relação à geração de benefícios econômicos relacionados ao item a entidade deve apenas mensurar tal incerteza.

Exemplo: suponha que a entidade tenha Duplicatas a Receber no valor de $ 100.000. Este valor é reconhecido no Ativo, mesmo que haja incertezas em relação ao recebimento de parte destes direitos. Se a entidade entenda, por exemplo, que 4% destes créditos não serão recebidos ela deve constituir uma Perda Estimada com Créditos de Liquidação Duvidosa de R$ 4.000, retificando os direitos de R$ 100.000.

Quando a entidade compra estoque, por exemplo, temos a absoluta certeza de que ele gerará benefícios econômicos futuros para a entidade? Penso que não! Há uma probabilidade muito grande, mas ainda assim há uma incerteza.

Exemplo: uma loja adquire celulares para revenda. Este mercado é muito dinâmico. Ao comprar um lote grande tal entidade pode ficar com mercadorias "empacadas". No entanto, quando adquiriu tais itens era provável que gerassem benefícios econômicos para a entidade (através de sua venda).

Ou seja, mesmo no caso de incerteza o ativo deve ser reconhecido, desde que tenha potencial em gerar benefícios econômicos futuros para a entidade.

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress