Aula 03, questões 80 e 94, Contabilidade Avançada 2018
Citação de Pedro em abril 24, 2018, 7:56 pmProfessor, tudo bem? Poderia me ajudar em uma dúvida?
Na aula 03 do Curso de Avançada 2018, questão 80, a diferença a menor entre o valor contábil e o valor justo de um ativo não circulante mantido para a venda será apropriada ao resultado, como despesa, e contrapartida será o lançamento do Ajuste a Valor Justo, retificando o valor do Terreno, reclassificado para o Ativo Circulante da entidade.
Poderia exemplificar esse lançamento?
Inclusive porque, na questão 94, ocorre situação semelhante, mas a resposta não permite que consideremos uma despesa e uma redução do ativo ao mesmo tempo. Afinal, qual a contrapartida dessa despesa?
Obrigado!
Abraço,
Pedro.
Professor, tudo bem? Poderia me ajudar em uma dúvida?
Na aula 03 do Curso de Avançada 2018, questão 80, a diferença a menor entre o valor contábil e o valor justo de um ativo não circulante mantido para a venda será apropriada ao resultado, como despesa, e contrapartida será o lançamento do Ajuste a Valor Justo, retificando o valor do Terreno, reclassificado para o Ativo Circulante da entidade.
Poderia exemplificar esse lançamento?
Inclusive porque, na questão 94, ocorre situação semelhante, mas a resposta não permite que consideremos uma despesa e uma redução do ativo ao mesmo tempo. Afinal, qual a contrapartida dessa despesa?
Obrigado!
Abraço,
Pedro.
Citação de Prof. Igor Cintra em abril 25, 2018, 12:29 pmPedro, seguem os lançamentos da transferência dos itens:
Questão 80
D - ANC Mantido para Venda R$ 350.000 (AC)
D - Ajuste a Valor Justo R$ 50.000 (Resultado)
C - Terrenos R$ 400.000 (ANC - Imobilizado)
Questão 94
D - ANC Mantido para Venda R$ 50.000 (AC)
D - Ajuste a Valor Justo R$ 10.000 (Resultado)
C - Sala Comercial R$ 60.000 (ANC - Imobilizado)Na realidade fui infeliz na questão 80 ao mencionar "retificando o terreno". Na prática há a baixa da conta Terrenos e constituição de uma outra conta chamada "ANC Mantido para Venda", representativa deste terreno que será vendido.
Abraço
Prof. Igor Cintra
Pedro, seguem os lançamentos da transferência dos itens:
Questão 80
D - ANC Mantido para Venda R$ 350.000 (AC)
D - Ajuste a Valor Justo R$ 50.000 (Resultado)
C - Terrenos R$ 400.000 (ANC - Imobilizado)
Questão 94
D - ANC Mantido para Venda R$ 50.000 (AC)
D - Ajuste a Valor Justo R$ 10.000 (Resultado)
C - Sala Comercial R$ 60.000 (ANC - Imobilizado)
Na realidade fui infeliz na questão 80 ao mencionar "retificando o terreno". Na prática há a baixa da conta Terrenos e constituição de uma outra conta chamada "ANC Mantido para Venda", representativa deste terreno que será vendido.
Abraço
Prof. Igor Cintra