Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 05 - Questões FGV - ICMS RO Auditor

Aula 05 - Questões FGV - ICMS RO Auditor

Bom dia, mestre! Estou com dúvida quanto ao tratamento dado às despesas financeiras no ajuste do lucro líquido

Questão 37. (FGV – Analista – Contador – CODEBA – 2016) Em 31/12/2015, uma sociedade empresária apresentava o seguinte balanço patrimonial inicial, final e a demonstração do resultado do exercício.

Neste exercício, não foi mencionado nada acerca das despesas financeiras e elas foram consideradas como pagas no período, já que não entraram no ajuste do lucro líquido. Porém, este entendimento é conflitante com a questão abaixo, pois nela também não houve menção sobre o pagamento ou não das despesas financeiras, somente houve menção de que a cia. não tomou novos empréstimos e financiamentos, e elas foram consideradas no ajuste. Estava acostumado com as questões da FCC, em que ficava muito claro isso, pois o examinador sempre indicava o tratamento a ser dado a elas. E agora, professor? Que posicionamento levar para a prova?

44. (FGV – Agente de Fiscalização – TCM-SP – 2015) Considere os balanços patrimoniais e a demonstração do resultado do exercício da Comercial Gama S.A., apresentados a seguir.

Valeu, professor! Abraço.

João, quanto à questão 37, não há nenhuma informação de que as despesas financeiras não foram pagas. Assim,, não há que se falar em ajuste. Presume-se, portanto, que foram pagas.

A questão 44 é muito criativa! Você tem que analisar os dados do enunciado. Esta informação é fundamental para que você acerte a questão:

"Em sua Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Comercial Gama S.A. classifica os dividendos, recebidos ou pagos, conforme o CPC 03 (R2) encoraja, enquanto os juros pagos são classificados da maneira alternativa que o pronunciamento permite."

Sabemos que o CPC 03 encoraja classificação dos juros pagos como Atividades Operacionais, não é? O que o enunciado disse é que a entidade classifica os juros pagos de maneira alternativa, ou seja, como fluxo de caixa das Atividades de Financiamento.

É exatamente por isso que ajustei o valor das despesas financeiras! Lembre-se que há dois tipos de ajuste no método indireto:

1. Despesas/Receitas consideradas na DRE que não foram efetivamente pagas/recebidas;
2. Despesas/Receitas que são classificadas como Atividades de Investimento ou de Financiamento.

Percebeu? Se o enunciado não desse aquela informação (maneira alternativa) a resolução seria diferente!

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress