Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 06 - Questões 20-21

Prof boa tarde,

Talvez esteja faltando um pouco de conceito para mim, e gostaria se você pudesse fazer os lançamentos e comentar conceitos para que eu possa entender as questões 20 e 21 da Aula 06, no que diz respeito ao valor de R$ 8.000,00 ref. a exercícios anteriores na apuração da DFC de AOp da questão 20.

Já na questão 21, minha dúvida é quanto ao Fluxo de Caixa da AF. Na sua Observação 2, fala nestes mesmos R$ 8.000,00 e eu não consegui entender a lógica neste pagamento de empréstimos.

Boa tarde Edwin e professor...

Primeiro,professor, minha dúvida é em relação aos lançamentos de EPCLD, porque não é feito o ajuste no lucro líquido, visto que seria uma despesa meramente contábil?

Agora, Edwin quanto aos 8.000, nos comentários abaixo da questão é citado que as despesas financeiras são contabilizaras no fluxo de caixa operacional e que os empréstimos do ano anterior foram pagos e que parte deles (8000) eram referentes a juros = despesas operacionais. E por isso ocorreram esses dois lançamentos. Espero ter ajudado.

Mas por favor, professor, pode fazer os lançamentos e esclarecer as duas dúvidas.

Citação de edwin em setembro 22, 2018, 5:34 pm

Prof boa tarde,

Talvez esteja faltando um pouco de conceito para mim, e gostaria se você pudesse fazer os lançamentos e comentar conceitos para que eu possa entender as questões 20 e 21 da Aula 06, no que diz respeito ao valor de R$ 8.000,00 ref. a exercícios anteriores na apuração da DFC de AOp da questão 20.

Já na questão 21, minha dúvida é quanto ao Fluxo de Caixa da AF. Na sua Observação 2, fala nestes mesmos R$ 8.000,00 e eu não consegui entender a lógica neste pagamento de empréstimos.

A DFC se preocupa com fluxos de caixa, não é? Ou seja, toda vez que há saída ou entrada de caixa este fato será evidenciado na DFC.

Exatamente por isso que considerei o ajuste negativo do pagamento de despesas financeiras de exercícios anteriores. Se paguei despesas financeiras saiu dinheiro do caixa! Perceba que como as despesas financeiras referem-se a exercícios anteriores não são evidenciada na DRE do período em análise.

A segunda dúvida tem relação com a primeira.

Vamos fazer o lançamento do pagamento da despesa financeira de R$ 8.000?

D - Empréstimos a Pagar R$ 8.000 (PE)
C - Caixa R$ 8.000 (AC)

Perceba, portanto, que parte da diminuição de saldo da conta "Empréstimos a Pagar", de R$ 8 mil, refere-se ao pagamento de juros (classificado como fluxo de caixa das AO). O valor restante, de R$ 2 mil, refere-se a pagamento de principal (classificado como fluxo de caixa das AF).

Abraço

Citação de emersongrz em setembro 23, 2018, 4:41 pm

Boa tarde Edwin e professor...

Primeiro,professor, minha dúvida é em relação aos lançamentos de EPCLD, porque não é feito o ajuste no lucro líquido, visto que seria uma despesa meramente contábil?

Agora, Edwin quanto aos 8.000, nos comentários abaixo da questão é citado que as despesas financeiras são contabilizaras no fluxo de caixa operacional e que os empréstimos do ano anterior foram pagos e que parte deles (8000) eram referentes a juros = despesas operacionais. E por isso ocorreram esses dois lançamentos. Espero ter ajudado.

Mas por favor, professor, pode fazer os lançamentos e esclarecer as duas dúvidas.

Emerson, no meu entendimento despesa com EPCLD, Provisões, Seguros etc deveriam entrar no cálculo do lucro ajustado, por serem meras apropriações sem impacto no caixa. No entanto, as contrapartidas destes lançamentos de despesa são contas operacionais (do ativo ou passivo). Sendo assim, deixamos para fazer o ajuste a partir da análise da variação das contas operacionais.

Ou seja, no fim das contas nós ajustamos, mas apenas num segundo momento (pela análise do Balanço Patrimonial).

Aliás, se a FCC pedir o LUCRO AJUSTADO, considere apenas depreciação, amortização e exaustão, assim como Resultado de Equivalência Patrimonial e resultados referentes às outras atividades.

Abraço!

plugins premium WordPress