Aula 2 Curso Análise das DCs - questão 103 (ESAF) Endividamento geral
Citação de CARLA em agosto 3, 2017, 2:14 amOlá professor
A questão é a seguinte:
103. (ESAF – Contador – Ministério da Fazenda – 2013) Com base nos dados a seguir, responder a questão.
O endividamento geral é
Eu calculei com base nessa fórmula: P.exig/A.total (Endividamento total, não é o mesmo que endividamento geral?)
Esse exercício considerou a fórmula do grau de endividamento: P. exig./PL
Fiquei confusa sobre o que considerar na prova, ainda mais se tiverem os resultados das duas fórmulas...
Na sua resposta vc colocou grau de endividamento e entre parêntesis endividamento geral... (Mas não são duas coisas diferentes?)....
Grata 😉
Olá professor
A questão é a seguinte:
103. (ESAF – Contador – Ministério da Fazenda – 2013) Com base nos dados a seguir, responder a questão.
O endividamento geral é
Eu calculei com base nessa fórmula: P.exig/A.total (Endividamento total, não é o mesmo que endividamento geral?)
Esse exercício considerou a fórmula do grau de endividamento: P. exig./PL
Fiquei confusa sobre o que considerar na prova, ainda mais se tiverem os resultados das duas fórmulas...
Na sua resposta vc colocou grau de endividamento e entre parêntesis endividamento geral... (Mas não são duas coisas diferentes?)....
Grata 😉
Citação de Prof. Igor Cintra em agosto 3, 2017, 1:02 pmCarla, falha minha em não comentar este posicionamento da ESAF.
Em Análise das Demonstrações Contábeis é relativamente comum esta diferença entre posicionamentos das bancas. Isso é normal, pois vários doutrinadores também adotam diferentes fórmulas para determinados índices.
Regra geral você deve adotar:
- Endividamento Total (ou Geral) = Passivo Exigível / Ativo
- Grau de Endividamento = Passivo Exigível / Patrimônio Líquido
- Composição do Endividamento = Passivo Circulante / Passivo Exigível
A ESAF, no entanto, considera que o Endividamento Geral é dado pela relação entre o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido.
O que você deve adotar para sua prova? Depende! Se for prova da ESAF, obviamente será PE/PL. Se for prova de outras bancas, adote PE / Ativo.
Aliás, percebe a importância de se conhecer a banca examinadora num estudo pós edital? Cada banca tem sua particularidade!
Abraço!
Carla, falha minha em não comentar este posicionamento da ESAF.
Em Análise das Demonstrações Contábeis é relativamente comum esta diferença entre posicionamentos das bancas. Isso é normal, pois vários doutrinadores também adotam diferentes fórmulas para determinados índices.
Regra geral você deve adotar:
- Endividamento Total (ou Geral) = Passivo Exigível / Ativo
- Grau de Endividamento = Passivo Exigível / Patrimônio Líquido
- Composição do Endividamento = Passivo Circulante / Passivo Exigível
A ESAF, no entanto, considera que o Endividamento Geral é dado pela relação entre o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido.
O que você deve adotar para sua prova? Depende! Se for prova da ESAF, obviamente será PE/PL. Se for prova de outras bancas, adote PE / Ativo.
Aliás, percebe a importância de se conhecer a banca examinadora num estudo pós edital? Cada banca tem sua particularidade!
Abraço!