Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 3 - Contabilidade Geral em Teoria e Exercícios

Boa noite professor, segue abaixo 4 dúvidas a respeito da aula 3

1º) Aula 3, Questão 17

Por que foi credita conta Resultado do Exercício? Eu achava que Resultado do Exercício era apenas o confronto entre receitas e despesas, não sabia que era uma conta. Marquei a resposta que Debitava a Provisão e Creditava Lucros Acumulados, mesmo sabendo que Lucros Acumulados é uma conta transitória. Vendo a respota em que Credita Reversão de PDD eu entendo, pois Reversão de PDD é Receita, mas Creditar Resultado do Exercício não entendi.

2º) Aula 3, Pág 23

No momento da explicação sobre o que ocorre caso a ECLD seja menor do que a perda real é feito o seguinte lançamento:

D – PECLD    R$ 3 mil (pela baixa da PECLD)

D – Perdas com Clientes  R$ 2 mil (excesso de perdas não estimado)

C – Clientes   R$ 5 mil (pela baixa dos direitos incobráveis )

Já no momento da explicação que diz o que ocorre quando é contabilidada a perda, mas no mesmo exercicio o camarada efetua o pagamento foi apresentado o seguinte lançamento:

D – Caixa

C – Perdas com Clientes (retificando o registro de Despesa realizado)

Minha dúvida é...se as receitas são sempre creditadas e as despesas são sempre debitadas, por que  foi CREDITADO a conta de Despesa - PERDA COM CLIENTES no segundo caso.. Não era para constituir uma RECEITA(creditando) em vez de Creditar uma conta de Despesa, que eu achava que não era possível. Poderia me expicar mehor professor? Grato.

3º) Aula 3, Questão 37

No trecho da questão "  O valor bruto das vendas foi R$ 8.500.000,00 e os impostos incidentes sobre estas vendas totalizaram R$ 1.275.000,00. O Resultado Bruto com Mercadorias apurado pela empresa no ano de 2015". Quando as questões não falam se o tributo é recuperável ou não é para considerar que ele é recuperável? Grato

4º) Aula 3, Questão 54

No trecho que diz " que possui o controle de estoques avaliados por meio do custo médio, considerando as seguintes informações". Sempre que a questão falar em Custo Médio, sem citar se é o Móvel ou Fixo é para se entender como se fosse o fixo?

5º) Aula 3, Questão 69

Na resolução da questão no fato que ocorreu em 20/08 (Devolução de 10.000 unidades da compra efetuada em 18/02 por não atenderem às especificações) foi contabilizada a devolução de  10.000 unid a R$2, valendo um total de R$ 20.000. Minha dúvida é: não era para ser contabilizada uma devolução de 10.000 unid a R$2,2, valendo um total de R$22.000. Pois como havia o valor do frete de R$ 0,2 por unid ele não deveria ser retirado?

Obrigado

Vamos lá..

1) Confesso que não entendi sua dúvida.

Houve um crédito na conta Reversão de PDD, que é uma conta de Receita. As Receitas e Despesas são apuradas numa conta transitória, chamada Apuração do Resultado do Exercício, que é encerrada ao final do período.

2) Em regra as receitas são creditadas e despesas são debitadas. Mas, neste caso, é uma anulação de uma despesa constituída anteriormente, concorda?  Realizei uma perda por créditos incobráveis (calote) no exercício mas por missão Divina acabaei por receber o valor no próprio exercício. Neste caso, eu anulo a perda reconhecida anteriormente, mediante um crédito nesta conta representativa da perda.

3) Não existe nenhuma relevância na análise da não-cumulatividade, pois estamos analisando a venda de mercadorias. A análise da não-cumulatividade de tributos é relevante para fins da análise da compra de mercadorias, afinal tributos recuperáveis não compõe o custo do estoque.

4) Sempre que a questão não informar você vai resolver pelo custo médio móvel, conforme resolução realizada!

5) O frete não foi devolvido, só a mercadoria. Desta forma, você deve dar baixa apenas no valor da mercadoria, sem incluir o frete nesta análise.

Imagina só o contador da entidade ligando para o transportador das mercadorias e dizendo "meu amigo, tem como você me devolver parte do valor do frete que te paguei"

Transportador: "mas por quê? Houve algum problema no transporte?"

Contador: "não, de forma alguma. Mas tive que devolver as mercadorias".

Transportador: "Meu amigo, isso não é problema meu!"

O que acontece, na prática, é que o valor do frete acaba sendo diluído para menos mercadorias.

Grande abraço!

Igor

plugins premium WordPress