Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 3 - questão 69 ( Contabilidade Geral e avançada)

Pergunta:

-Na devolução de mercadoria, ao fazer o inventario permanente, não teria que descontar o valor do frete também? Ao invés de 20.000 o valor não seria 22.000?

Questão:

69. (FCC Analista SEFAZ-PI 2015) As transações de compra e venda de uma determinada mercadoria realizadas por uma empresa, durante o ano de 2013, são apresentadas, em ordem cronológica, no quadro a seguir:

Data

Transação

18/02

Compra de 100.000 unidades ao preço unitário de R$ 2,00.

10/04

Pagamento de frete pela compra efetuada em 18/02 no valor total de R$ 20.000,00.

20/06

Compra de 100.000 unidades ao preço unitário de R$ 2,40.

30/07

Venda de 100.000 unidades pelo valor total de R$ 60.500,00.

20/08

Devolução de 10.000 unidades da compra efetuada em 18/02 por não atenderem às especificações.

18/10

Concessão de um abatimento de R$ 500,00 na venda realizada em 30/07.

Sabendo-se que a empresa não mantinha estoque da mercadoria no início do ano de 2013 e que adota o Método da Média Ponderada Móvel para a avaliação do estoque, o valor evidenciado para a conta Estoque no Balanço Patrimonial de 31/12/2013 foi, em reais:

Obrigada

Camila, mas como o frete seria devolvido? O serviço de transporte já foi realizado! O valor dele já se consolidou dentro do estoque! O que vai ocorrer, na prática, é que o frete será dividido por menos mercadorias...

Imagina só a entidade ligando para o transportador e falando "meu amigo, eu devolvi algumas mercadorias que você transportou. Tem como você me devolver parte do valor do transporte???"

O transportador vai dizer: "se vira, amigo! Eu já prestei meu serviço. O problema não é meu!"

Abraço

Prof. Igor Cintra

Professor, na questão 64 desse mesmo PDF o senhor disse que a FCC errou ao incluir o valor do frete, pois era para ela considerar que o valor já era conhecido pela empresa e deveria já ter sido considera antes. Nessa questão, o senhor aceitou o posicionamento da FCC numa situação igual.

Citação de ismaquielfds em agosto 10, 2019, 11:18 am

Professor, na questão 64 desse mesmo PDF o senhor disse que a FCC errou ao incluir o valor do frete, pois era para ela considerar que o valor já era conhecido pela empresa e deveria já ter sido considera antes. Nessa questão, o senhor aceitou o posicionamento da FCC numa situação igual.

Na questão 69 discutimos a devolução do frete pago numa compra. Não há que se falar em devolução do frete, ok? É a mercadoria que foi devolvida. O frete continua ativado! Na prática o que ocorre é que o frete acaba sendo dividido em relação a menos mercadorias...

A questão 64 tem outro propósito, bastante distinto. Não analisamos devolução de mercadorias. O grande objetivo da questão 64 é que você perceba que para a FCC o frete deve ser ativado quando ocorrer seu pagamento (assim como ocorreu com a ativação, no dia 10, do frete na questão 69). Isso é uma bobagem, pois ao adquirir as mercadorias no dia 18 seu transporte já ocorreu. Consequentemente, a entidade já sabe qual foi o valor do frete (muito embora ele ainda não tenha sido pago). Sendo assim, no meu entendimento (que você não vai levar para sua prova) o frete deveria ter sido ativado no dia 18 (e não quando ocorre seu pagamento).

O que importa é o entendimento da FCC, ou seja: ative o frete em questões de Sistemas de Inventários quando o frete for pago!

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress