Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

CAGE - A02 - pagamento baseado em ações

Mestre,

Sinceramente, viajei na resposta dessa questão:

110. (CESPE – Auditor – TCU – 2015) Situação hipotética: Em 2014, determinada sociedade
empresária criou a conta plano de remuneração baseado em ações, a fim de registrar os fatos
contábeis relacionados com a nova política de remuneração de dirigentes. Durante aquele ano,
foram realizados lançamentos contábeis, a crédito dessa conta, totalizando um saldo de R$
1.200.000,00 ao final do exercício. 
Assertiva: Nesse caso, o valor de R$ 1.200.000,00 será evidenciado na demonstração das
mutações do patrimônio líquido do exercício de 2014, aumentando o saldo do grupamento
reservas de capital, opções outorgadas e ações em tesouraria.

Ao meu ver, a resposta seria mais simples (pq eu não conhecia os dizeres do CPC 10): a questão estaria cobrando qual é o lançamento que é feito quando a Cia. remunera seus dirigentes por meio de Ações, no seguinte lançamento:
D - Despesa de Remuneração aos Dirigentes paga c/ ações
C - Capital Social ou Ações em Tesouraria

Isto é, ou as ações de remuneração surgiriam de um aumento de capital social ou as ações estariam no poder da Cia, antes de serem passadas aos Dirigentes.

Entretanto, foi citado que "a entidade deve reconhecer os produtos ou os serviços recebidos ou adquiridos em transação com pagamento baseado em ações quando ela obtiver os produtos ou à medida que receber os serviços", mas aí complicou pra mim, porque, de acordo com os seus lançamentos, NÃO há produto/serviço sendo reconhecido, porque somente temos débito em contas de DESPESA. Seria, então, que essa despesa surge do reconhecimento dos serviços prestados pelos dirigentes????

Enfim, se puder me ajudar, fiquei bem perdido por aqui. Sequer sabia que existia pagamento baseado em ações liquidada em caixa e pagamento baseado em ações liquidada em instrumentos patrimoniais, pois, pra mim, NÃO haveria ações senão em instrumentos patrimoniais.

Lucas, não entendi sua dúvida.

O serviço, no caso, é o trabalho efetuado pelo empregado. A conta que se relaciona com este serviço é a despesa apropriada ao resultado.

Abraço

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress