Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaCAGE A03 Q30
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

CAGE A03 Q30

Mestre,

Poderia me explicar novamente o que é Valor Residual Garantido? Eu não consegui entender a resposta da Q30 porque eu acho que também não sei o que é o Valor Residual em um Arrendamento Mercantil Financeiro.

Valor residual garantido é:
(a) para um arrendatário, a parte do valor residual que seja garantida por ele ou por parte a
ele relacionada (sendo o valor da garantia o valor máximo que possa, em qualquer caso, tornar-
se pagável); e
(b) para um arrendador, a parte do valor residual que seja garantida pelo arrendatário ou por
terceiro não relacionado com o arrendador que seja financeiramente capaz de satisfazer as
obrigações cobertas pela garantia.,,

Lucas, valor residual refere-se ao valor que o arrendatário paga ao arrendador para se tornar o proprietário do bem arrendado. Em leasings é comum a última parcela do "financiamento" se chamar "opção de compra". Esta parcela representa o valor residual.

Suponha, por exemplo, que o valor residual de um leasing financeiro seja de R$ 30.000. Este é o valor que o arrendador espera que seja pago ao final do contrato de leasing.

Ora, mas e se o arrendatário optar por não realizar o pagamento da última parcela? Sem problemas! O bem volta para o arrendador, que terá que vender este bem (que está depreciado pelo uso do arrendatário) a terceiros.

Neste sentido que entra a figura do valor residual garantido, que configura-se como um valor previamente estabelecido que o arrendatário paga ao arrendador caso resolva devolver o bem arrendado. É uma garantia que o arrendador tem pelo fato do arrendatário não ter exercido sua opção de compra.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress