Contab. Avançada 2019 - Aula 02
Citação de arethamorais em março 20, 2019, 5:38 pmProfessor, na aula 02 fiquei com um pouco de dúvida sobre o reconhecimento do custo das inspeções do imobilizado como ativo.
"Qualquer valor contábil remanescente do custo da inspeção anterior (distinta das peças físicas) é baixado. Isso ocorre independentemente do custo da inspeção anterior ter sido identificado na transação em que o item foi adquirido ou construído. Se necessário, o custo estimado de futura inspeção semelhante pode ser usado como indicador de qual é o custo do componente de inspeção existente, quando o item foi adquirido ou construído."
Não entendi essa parte. Se houver alguma questão com valores numéricos que posso esclarecer melhor.
Obrigada!
Professor, na aula 02 fiquei com um pouco de dúvida sobre o reconhecimento do custo das inspeções do imobilizado como ativo.
"Qualquer valor contábil remanescente do custo da inspeção anterior (distinta das peças físicas) é baixado. Isso ocorre independentemente do custo da inspeção anterior ter sido identificado na transação em que o item foi adquirido ou construído. Se necessário, o custo estimado de futura inspeção semelhante pode ser usado como indicador de qual é o custo do componente de inspeção existente, quando o item foi adquirido ou construído."
Não entendi essa parte. Se houver alguma questão com valores numéricos que posso esclarecer melhor.
Obrigada!
Citação de Prof. Igor Cintra em março 22, 2019, 10:03 amAretha, imagina que em 31/12/2016 houve uma inspeção importante numa aeronave. Nesta inspeção foram gastos R$ 200.000. Este valor será ativado e depreciado, ok?
Se em 31/12/2018 houve outra inspeção, ao valor de R$ 250.000, o CPC 27 está dizendo que você deve baixar o valor contábil da inspeção anteriormente ativada, em 31/12/2016.
Exemplo, suponha que o valor contábil da inspeção anterior seja de R$ 20.000 (R$ 200.000 deduzida de uma depreciação de R$ 180.000, por exemplo). O CPC diz que para ativar o valor da nova inspeção, de R$ 250 mil, a entidade deve baixar do ativo o valor contábil da inspeção anterior, de R$ 20 mil.
Abraço
Aretha, imagina que em 31/12/2016 houve uma inspeção importante numa aeronave. Nesta inspeção foram gastos R$ 200.000. Este valor será ativado e depreciado, ok?
Se em 31/12/2018 houve outra inspeção, ao valor de R$ 250.000, o CPC 27 está dizendo que você deve baixar o valor contábil da inspeção anteriormente ativada, em 31/12/2016.
Exemplo, suponha que o valor contábil da inspeção anterior seja de R$ 20.000 (R$ 200.000 deduzida de uma depreciação de R$ 180.000, por exemplo). O CPC diz que para ativar o valor da nova inspeção, de R$ 250 mil, a entidade deve baixar do ativo o valor contábil da inspeção anterior, de R$ 20 mil.
Abraço
Citação de arethamorais em março 22, 2019, 10:16 amMuito obrigada, professor! O exemplo esclareceu bastante.
Ainda fiquei com dúvida sobre a seguinte parte: "Se necessário, o custo estimado de futura inspeção semelhante pode ser usado como indicador de qual é o custo do componente de inspeção existente, quando o item foi adquirido ou construído."
Muito obrigada, professor! O exemplo esclareceu bastante.
Ainda fiquei com dúvida sobre a seguinte parte: "Se necessário, o custo estimado de futura inspeção semelhante pode ser usado como indicador de qual é o custo do componente de inspeção existente, quando o item foi adquirido ou construído."
Citação de Prof. Igor Cintra em março 26, 2019, 9:01 pmAretha, imagino que o CPC esteja falando que a entidade pode utilizar estimativas, analisando o custo estimado com futura inspeção para se chegar ao custo de inspeção atual do item, para fins de baixa.
Abraço
Igor Cintra
Aretha, imagino que o CPC esteja falando que a entidade pode utilizar estimativas, analisando o custo estimado com futura inspeção para se chegar ao custo de inspeção atual do item, para fins de baixa.
Abraço
Igor Cintra
Citação de arethamorais em março 30, 2019, 3:45 pmObrigada!
Obrigada!