Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Avançada/2017/Aula 5

Olá, professor.

Gostaria de tirar uma dúvida: em alguma hipótese reconhecerei encargos financeiros na compra de matéria-prima como custo a ser incorrido no estoque?

Porque nessa aula li primeiramente que "Encargos financeiros cobrados em aquisição de matérias-primas a prazo não fazem parte do custo de aquisição das mercadorias", depois li que "não há que se falar em reconhecimento de despesa financeira pela aquisição aprazo em condições normais de crédito". Fiquei meio confuso.

Obrigado!

Para efeitos de provas de concursos os juros não são ativados, seja em estoques como em outros ativos, como imobilizados.

A única exceção é tratada no CPC 20 - Custos de Empréstimos, que menciona que os juros e outros custos que a entidade incorre em conexão com o empréstimo de recursos poderão ser ativados no caso de ativos qualificáveis., que são definidos como "ativos que, necessariamente, demandam um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos".

Segundo este Pronunciamento Técnico:

7. Dependendo das circunstâncias, um ou mais dos seguintes ativos podem ser considerados ativos qualificáveis:

(a) estoques;

(b) plantas industriais para manufatura;

(c) usinas de geração de energia;

(d) ativos intangíveis;

(e) propriedades para investimentos.

8. A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo. A entidade deve reconhecer os outros custos de empréstimos como despesa no período em que são incorridos.

Assim, um ativo poderá ter juros ativados, desde que se trate de um ativo qualificável.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

Olá, tenho uma dúvida:

Pagamento de encargos financeiros relativos à compra de matérias-primas deve ser considerado um investimento ou uma despesa?

Acredito que a dúvida do colega acima, assim como a minha, tenha muito a ver com a questão temporal, no momento da aquisição eu entendo como investimento (como um ativo de estoque), quando da requisição da fábrica/produção desse material, então, torna-se custo, e somente após a venda vira despesa para integrar o resultado.

 

Atenciosamente,

Marcio Ventura

Trata-se de despesa, custo jamais (pois não integra o estoque de matéria-prima).

No máximo poderíamos considerá-la como um investimento enquanto a entidade aguardar apropriação ao resultado (conta "encargos financeiros a apropriar, por exemplo).

Abraço

Compreendi,

muito obrigado pela resposta!!!!

plugins premium WordPress