Contabilidade Avançada/2017/Aula05/Questao 37
Citação de gopinto em setembro 18, 2017, 9:55 pmBom dia Igor,
Você concorda que nesta questão seria "mais correto" se a Devolução de Vendas tivesse efeitos tributários ? Por exemplo, eu acho que seria "mais correto" se ao invés de subtrair 90 das vendas, fosse subtraído 90*(500-25)/500 das vendas, já que 25 foram devolvidos.
Como não tem solução para o método acima, realmente, devemos usar a solução do pdf. Estou perguntando isso porque esses detalhes sempre me causaram um pouco de confusão.
Obrigado
Bom dia Igor,
Você concorda que nesta questão seria "mais correto" se a Devolução de Vendas tivesse efeitos tributários ? Por exemplo, eu acho que seria "mais correto" se ao invés de subtrair 90 das vendas, fosse subtraído 90*(500-25)/500 das vendas, já que 25 foram devolvidos.
Como não tem solução para o método acima, realmente, devemos usar a solução do pdf. Estou perguntando isso porque esses detalhes sempre me causaram um pouco de confusão.
Obrigado
Citação de Prof. Igor Cintra em setembro 21, 2017, 2:43 pmGuilherme, sua colocação tem fundamento. No entanto, em provas de concursos (de contabilidade) não realizamos esta análise.
Percebe-se que a alíquota incidente sobre a vende é de 18% (R$ 90.000 / R$ 500.000). Neste sentido, a devolução da mercadorias anularia, sim, parte dos Impostos sobre Vendas. No caso em tela, seria de 18% sobre R$ 25.000 (R$ 4.500).
Na prática o contribuinte que está devolvendo lança:
D - Devolução de Vendas R$ 25.000 (dedução da Receita Bruta)
C - Estoques R$ 25.000 (pela baixa do estoque que está sendo devolvido)Além disso há que se desconsiderar o ICMS incidente sobre a venda.
D - ICMS a Recuperar R$ 4.500 (para anular parte do ICMS incidente sobre vendas e lançado na conta ICMS a Recolher)
C - ICMS sobre Vendas R$ 4.500 (para anular parte da dedução da Receita Bruta)Abraço!
Prof. Igor Cintra
Guilherme, sua colocação tem fundamento. No entanto, em provas de concursos (de contabilidade) não realizamos esta análise.
Percebe-se que a alíquota incidente sobre a vende é de 18% (R$ 90.000 / R$ 500.000). Neste sentido, a devolução da mercadorias anularia, sim, parte dos Impostos sobre Vendas. No caso em tela, seria de 18% sobre R$ 25.000 (R$ 4.500).
Na prática o contribuinte que está devolvendo lança:
D - Devolução de Vendas R$ 25.000 (dedução da Receita Bruta)
C - Estoques R$ 25.000 (pela baixa do estoque que está sendo devolvido)
Além disso há que se desconsiderar o ICMS incidente sobre a venda.
D - ICMS a Recuperar R$ 4.500 (para anular parte do ICMS incidente sobre vendas e lançado na conta ICMS a Recolher)
C - ICMS sobre Vendas R$ 4.500 (para anular parte da dedução da Receita Bruta)
Abraço!
Prof. Igor Cintra
Citação de gopinto em setembro 21, 2017, 10:22 pmBeleza, Igor. Entendi que para os concursos, no geral, a devolução não terá implicações tributárias, assim como os abatimentos.
Nesse contexto, tenho uma dúvida restante:
-Em relação a essa questão, um "Desconto Incondicional" de 25 teria implicações tributárias ou deveríamos dar exatamente o mesmo tratamento que demos para "Devoluções"?
Obrigado !
Beleza, Igor. Entendi que para os concursos, no geral, a devolução não terá implicações tributárias, assim como os abatimentos.
Nesse contexto, tenho uma dúvida restante:
-Em relação a essa questão, um "Desconto Incondicional" de 25 teria implicações tributárias ou deveríamos dar exatamente o mesmo tratamento que demos para "Devoluções"?
Obrigado !
Citação de Prof. Igor Cintra em setembro 22, 2017, 11:53 pmDesconto Incondicional não tem efeitos tributários na devolução, pois não incide tributos sobre estes valores. É o desconto dado na própria nota, independente de condição.
Abraço!
Desconto Incondicional não tem efeitos tributários na devolução, pois não incide tributos sobre estes valores. É o desconto dado na própria nota, independente de condição.
Abraço!