Contabilidade avançada 2019 - aula 08 q38
Citação de ppriscilapfg em junho 13, 2020, 9:58 amMestre, fiquei com dúvida no gabarito da questão 38. Na questão 37 o sr recomenda a utilização do maior valor no cálculo da provisão, e o gabarito funciona com esse cálculo. Porém, na questão 38 o CESPE cobrou novamente com base nos exemplos do Manual FIPECAFI e o gabarito foi o cálculo de menor valor. Nesses casos, como devemos proceder? Qual posicionamento adotar? Agradeço desde já pela presteza. Grande abraço.
Mestre, fiquei com dúvida no gabarito da questão 38. Na questão 37 o sr recomenda a utilização do maior valor no cálculo da provisão, e o gabarito funciona com esse cálculo. Porém, na questão 38 o CESPE cobrou novamente com base nos exemplos do Manual FIPECAFI e o gabarito foi o cálculo de menor valor. Nesses casos, como devemos proceder? Qual posicionamento adotar? Agradeço desde já pela presteza. Grande abraço.
Citação de Prof. Igor Cintra em junho 16, 2020, 2:47 pmPriscila, são questões diferentes!
Veja que na questão 37 existe um processo em discussão. Suponha que o departamento jurídico realizou um levantamento com 100 processos semelhantes para verificar o que havia acontecido. Nesse levantamento obteve a informação de que:
- 5 processos: desembolso de foi de 100% do valor autuado (no caso, R$ 1 milhão)
- 70 processos: desembolso de foi de 80% do valor autuado (no caso, R$ 800 mil)
- 10 processos: desembolso de foi de 50% do valor autuado (no caso, R$ 500 mil)
- 15 processos: desembolso de foi de 30% do valor autuado (no caso, R$ 300 mil)
Sendo assim, o Manual Fipecafi considera que como a grande maioria dos processos (70% deles) tiveram um desfecho com desembolso de 80% do valor autuado, recomenda-se a provisão no valor de R$ 800 mil.
De qualquer forma, a depender do caso recomenda-se realizar a média ponderada (se não houvesse um cenário tão discrepante, como ocorre nesta questão).
Veja que neste caso a soma das probabilidades fornecidas na tabela é igual a 100%.
A questão seguinte, n° 38, é um diferente! Ela trata de três processos (de mesmas matérias, é verdade, mas são três processos).
Veja que neste caso tenho probabilidades de ocorrência em relação a cada processo. Não se trata de cenários distintos para o mesmo processo (como na questão anterior). Aliás, veja que nem poderia ser, pois a somatória das probabilidades é maior que 100%.
Bom, neste caso recomenda-se fazer uma média entre as probabilidade de ocorrência de cada desembolso.
Sim, eu sei que é difícil entender esse tipo de coisa. Mensurar uma provisão é algo subjetivo e, consequentemente, de difícil aceitação.
Abraço
Priscila, são questões diferentes!
Veja que na questão 37 existe um processo em discussão. Suponha que o departamento jurídico realizou um levantamento com 100 processos semelhantes para verificar o que havia acontecido. Nesse levantamento obteve a informação de que:
- 5 processos: desembolso de foi de 100% do valor autuado (no caso, R$ 1 milhão)
- 70 processos: desembolso de foi de 80% do valor autuado (no caso, R$ 800 mil)
- 10 processos: desembolso de foi de 50% do valor autuado (no caso, R$ 500 mil)
- 15 processos: desembolso de foi de 30% do valor autuado (no caso, R$ 300 mil)
Sendo assim, o Manual Fipecafi considera que como a grande maioria dos processos (70% deles) tiveram um desfecho com desembolso de 80% do valor autuado, recomenda-se a provisão no valor de R$ 800 mil.
De qualquer forma, a depender do caso recomenda-se realizar a média ponderada (se não houvesse um cenário tão discrepante, como ocorre nesta questão).
Veja que neste caso a soma das probabilidades fornecidas na tabela é igual a 100%.
A questão seguinte, n° 38, é um diferente! Ela trata de três processos (de mesmas matérias, é verdade, mas são três processos).
Veja que neste caso tenho probabilidades de ocorrência em relação a cada processo. Não se trata de cenários distintos para o mesmo processo (como na questão anterior). Aliás, veja que nem poderia ser, pois a somatória das probabilidades é maior que 100%.
Bom, neste caso recomenda-se fazer uma média entre as probabilidade de ocorrência de cada desembolso.
Sim, eu sei que é difícil entender esse tipo de coisa. Mensurar uma provisão é algo subjetivo e, consequentemente, de difícil aceitação.
Abraço
Citação de ppriscilapfg em junho 17, 2020, 3:07 pmEntendi, mestre! Muito obrigada pela explicação. Abraço
Entendi, mestre! Muito obrigada pela explicação. Abraço