Contabilidade Avançada, Aula 04 (CPC 04 Intangível), questões 30, 36 e 37.
Citação de 989rcl em setembro 7, 2019, 9:13 amOlá professor!
Fiquei com dúvida no assunto título do tópico, principalmente para diferenciar as situações das questões 36 e 37, que deram classificações diferentes para os itens adquiridos. Adicionei o raciocínio que usei na questão 30 também para completar o assunto. Seguem minhas conclusões e dúvidas:
> (questão 30). Ocorreu a aquisição separada de um intangível apenas: registra pelo CUSTO. Fica no subgrupo intangível mesmo. Não analisa se houve ágio nem nada, é custo e acabou. ok!
> (questões 36 e 37) Combinação de negócios: o custo será o "VJ na data da aquisição". E se houver ágios, terão que ficar em contas separadas.
i) Q36: Dos ativos adquiridos, colocou o que era "intangível" no subgrupo INTANGÍVEL (mas adquiriu a empresa toda!), e não mencionou que era a demonstração consolidada.
ii) Q37: colocou tudo (em "INVESTIMENTOS em Controladas" (na demonstração individual)!!! Por que essa diferença com relação à situação da questão 36? Seria só porque planejava não usar mais a marca?Concluindo o raciocínio da situação da questão 37: No subgrupo "investimentos" vai ficar segregado o valor patrimonial do investimento e os ágios (mais/menos valia e o GoodWill, se houver); quando for fazer a demonstração consolidada o ágio mais/menos valia vai para o ativo que o originou, esteja onde estiver (no caso da questão acabou indo pro intangível, pois era lá que a marca ficava registrada na adquirida) e o GW vai pro intangível.
Reitero a dúvida: qual o motivo do tratamento diferente entre as questões 36 e 37? Não estou conseguindo perceber sozinho...
Aproveito para agradecer pelas respostas às minhas outras perguntas!
Obrigado!
Rafael Lacerda.
Olá professor!
Fiquei com dúvida no assunto título do tópico, principalmente para diferenciar as situações das questões 36 e 37, que deram classificações diferentes para os itens adquiridos. Adicionei o raciocínio que usei na questão 30 também para completar o assunto. Seguem minhas conclusões e dúvidas:
> (questão 30). Ocorreu a aquisição separada de um intangível apenas: registra pelo CUSTO. Fica no subgrupo intangível mesmo. Não analisa se houve ágio nem nada, é custo e acabou. ok!
> (questões 36 e 37) Combinação de negócios: o custo será o "VJ na data da aquisição". E se houver ágios, terão que ficar em contas separadas.
i) Q36: Dos ativos adquiridos, colocou o que era "intangível" no subgrupo INTANGÍVEL (mas adquiriu a empresa toda!), e não mencionou que era a demonstração consolidada.
ii) Q37: colocou tudo (em "INVESTIMENTOS em Controladas" (na demonstração individual)!!! Por que essa diferença com relação à situação da questão 36? Seria só porque planejava não usar mais a marca?
Concluindo o raciocínio da situação da questão 37: No subgrupo "investimentos" vai ficar segregado o valor patrimonial do investimento e os ágios (mais/menos valia e o GoodWill, se houver); quando for fazer a demonstração consolidada o ágio mais/menos valia vai para o ativo que o originou, esteja onde estiver (no caso da questão acabou indo pro intangível, pois era lá que a marca ficava registrada na adquirida) e o GW vai pro intangível.
Reitero a dúvida: qual o motivo do tratamento diferente entre as questões 36 e 37? Não estou conseguindo perceber sozinho...
Aproveito para agradecer pelas respostas às minhas outras perguntas!
Obrigado!
Rafael Lacerda.
Citação de Prof. Igor Cintra em setembro 11, 2019, 2:54 pmRafael, a questão 30 fala da aquisição separada de um Intangível. Ou seja, uma entidade adquirindo um produto (intangível) de outra. Neste sentido, tal item deverá ser reconhecido ao custo (e evidenciado no ANC Intangível). O valor justo aqui não importa.
As questões 36 e 37 falam de combinação de negócios. Neste caso os intangíveis identificáveis deverão ser mensurados ao valor justo.
A questão 36 é falha ao não mencionar que o item será evidenciado no intangível no Balanço Consolidado, apenas. No Balanço Individual todos os itens adquiridos estão refletidos dentro do ANC Investimentos (pelo custo de aquisição do investimento, em regra).
Seu raciocínio está perfeito em relação ao ágio mais-valia e goodwill.
Abraço
Igor Cintra
Rafael, a questão 30 fala da aquisição separada de um Intangível. Ou seja, uma entidade adquirindo um produto (intangível) de outra. Neste sentido, tal item deverá ser reconhecido ao custo (e evidenciado no ANC Intangível). O valor justo aqui não importa.
As questões 36 e 37 falam de combinação de negócios. Neste caso os intangíveis identificáveis deverão ser mensurados ao valor justo.
A questão 36 é falha ao não mencionar que o item será evidenciado no intangível no Balanço Consolidado, apenas. No Balanço Individual todos os itens adquiridos estão refletidos dentro do ANC Investimentos (pelo custo de aquisição do investimento, em regra).
Seu raciocínio está perfeito em relação ao ágio mais-valia e goodwill.
Abraço
Igor Cintra