Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade avançada aula 11 DVA questão 63

Caro prof. Igor,

A resolução da questão 63 (FGV – Técnico – Pref. Salvador/BA – 2017) foi bem sintética e fiquei com algumas dúvidas. Gentileza avaliar se meu raciocínio foi correto, inferidos com base nos dados da sua resolução.

"A sociedade empresária construiu, de 01/01/16 a 30/06/16, uma máquina para utilizar em seus negócios. E a empresa "utilizou a máquina que a empresa possuía durante o processo de produção".

No cálculo do valor contábil do ativo construído, somamos:

- 160.000 materiais + mão de obra própria e de terceiros;

- 5.000 de juros (apenas o valor referente ao semestre de duração da construção);

- 2.000 de depreciação (um semestre de depreciação da máquina da empresa utilizada)

Valor Contábil do Ativo = 167.000

No cálculo do valor adicionado as RETENÇÕES foram de 2.000. Elas se referem à depreciação do semestre de construção que foi ativada? Ou à depreciação que não havia sido contabilizada?

E na distribuição da riqueza teremos 70.000 de pessoal + 5.000 de juros (transferidos para terceiros). Novamente a dúvida, os juros distribuídos se referem apenas ao que foi ativado?

Qual raciocínio devo ter com relação à depreciação e aos juros do 2° semestre (que não foram ativados). Eles também não deveriam compor a DVA da empresa?

Grata

Fernanda, desculpe. Realmente a resolução foi muito direta.

As retenções de R$ 2 mil referem-se à depreciação do primeiro período, que foi considerada no custo no item. Perceba, portanto, que na questão estamos focados apenas no cenário proposto (DVA relacionada à construção de ativos para uso próprio).

O mesmo raciocínio é válido para os juros!

Certamente esta empresa teve outros fatos, como o reconhecimento da depreciação e dos juros do 2° semestre. Mas isso nãoestá sendo levado em consideração.

plugins premium WordPress