Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Geral (genérico) Aula 03

Boa noite professor, tudo bem? Tenho duas dúvidas sobre essa aula:

Questão 41) Professor, pra essa situação de desconto comercial caso a compra seja à vista, estaria certo eu considerar os seguintes lançamentos?

Pagamento à vista:

1- Sob a ótica do cliente:

D-Mercadoria......950

C-Caixa................950

2- Sob a ótica do fornecedor:

D-Caixa........950

D-Descontos comerciais......50

C-Receita de vendas..........1000

Pagamento a prazo:

1- Sob a ótica do cliente:

D-Mercadorias.....................950

D-Juros a apropriar (-P)......50

C-Fornecedores...................1000

2-Sob a ótica do fornecedor:

D-Clientes.....................1000

C-Receita de vendas.....1000

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 69) Quando eu faço a devolução das 10.000 unidades eu não deveria retirar do estoque o valor de 22.000 (20.000 das mercadorias + 2.000 referente ao frete proporcional a elas)? Sem retira-lo não estaria deixando meu estoque superavaliado?

Muito obrigado!

Q41

Faltou mencionar o Ajuste a Valor Presente no lançamento da ótica do fornecedor! Trata-se de uma dedução da receita bruta, tendo como contrapartida uma dedução da conta Clientes.

Os outros lançamentos estão perfeitos.

Q69

Não se devolve o frete. Imagina só você ligando para o transportador pedindo devolução do dinheiro relativo ao serviço que ele bem prestou (ou seja, ele entregou as mercadorias combinadas sem qualquer problema em seu serviço). Ele vai mandar você "pastar"!

O que ocorre, na prática, é que o frete acaba sendo dividido para menos mercadorias que o lançamento inicial.

Abraço

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress