Contabilidade Geral (genérico) Aula 03
Citação de rodrigoml90 em agosto 25, 2018, 12:18 amBoa noite professor, tudo bem? Tenho duas dúvidas sobre essa aula:
Questão 41) Professor, pra essa situação de desconto comercial caso a compra seja à vista, estaria certo eu considerar os seguintes lançamentos?
Pagamento à vista:
1- Sob a ótica do cliente:
D-Mercadoria......950
C-Caixa................950
2- Sob a ótica do fornecedor:
D-Caixa........950
D-Descontos comerciais......50
C-Receita de vendas..........1000
Pagamento a prazo:
D-Mercadorias.....................950
D-Juros a apropriar (-P)......50
C-Fornecedores...................1000
2-Sob a ótica do fornecedor:
D-Clientes.....................1000
C-Receita de vendas.....1000
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 69) Quando eu faço a devolução das 10.000 unidades eu não deveria retirar do estoque o valor de 22.000 (20.000 das mercadorias + 2.000 referente ao frete proporcional a elas)? Sem retira-lo não estaria deixando meu estoque superavaliado?
Muito obrigado!
Boa noite professor, tudo bem? Tenho duas dúvidas sobre essa aula:
Questão 41) Professor, pra essa situação de desconto comercial caso a compra seja à vista, estaria certo eu considerar os seguintes lançamentos?
Pagamento à vista:
D-Mercadoria......950
C-Caixa................950
2- Sob a ótica do fornecedor:
D-Caixa........950
D-Descontos comerciais......50
C-Receita de vendas..........1000
Pagamento a prazo:
D-Mercadorias.....................950
D-Juros a apropriar (-P)......50
C-Fornecedores...................1000
2-Sob a ótica do fornecedor:
D-Clientes.....................1000
C-Receita de vendas.....1000
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 69) Quando eu faço a devolução das 10.000 unidades eu não deveria retirar do estoque o valor de 22.000 (20.000 das mercadorias + 2.000 referente ao frete proporcional a elas)? Sem retira-lo não estaria deixando meu estoque superavaliado?
Muito obrigado!
Citação de Prof. Igor Cintra em agosto 26, 2018, 11:58 pmQ41
Faltou mencionar o Ajuste a Valor Presente no lançamento da ótica do fornecedor! Trata-se de uma dedução da receita bruta, tendo como contrapartida uma dedução da conta Clientes.
Os outros lançamentos estão perfeitos.
Q69
Não se devolve o frete. Imagina só você ligando para o transportador pedindo devolução do dinheiro relativo ao serviço que ele bem prestou (ou seja, ele entregou as mercadorias combinadas sem qualquer problema em seu serviço). Ele vai mandar você "pastar"!
O que ocorre, na prática, é que o frete acaba sendo dividido para menos mercadorias que o lançamento inicial.
Abraço
Prof. Igor Cintra
Q41
Faltou mencionar o Ajuste a Valor Presente no lançamento da ótica do fornecedor! Trata-se de uma dedução da receita bruta, tendo como contrapartida uma dedução da conta Clientes.
Os outros lançamentos estão perfeitos.
Q69
Não se devolve o frete. Imagina só você ligando para o transportador pedindo devolução do dinheiro relativo ao serviço que ele bem prestou (ou seja, ele entregou as mercadorias combinadas sem qualquer problema em seu serviço). Ele vai mandar você "pastar"!
O que ocorre, na prática, é que o frete acaba sendo dividido para menos mercadorias que o lançamento inicial.
Abraço
Prof. Igor Cintra