Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

CONTABILIDADE GERAL - Video 08 - parte 4 - Questão 8 ( Metodo Equiv Patrimonial e Custos )

Professor, bom dia!

Nessa parte de MEP e Custos, fiquei com dúvida quando colocamos o razonete de MEP, 200.000 + 3.000 ( credito ) e 3.000 ( debito ).  Esse razonete fica no PL ou no ATivo? Estou entendendo que é no PL, pois toda vez que aumenta você joga o resultado no Ativo.

Uma outra dúvida é que toda vez que Recebemos "dividendos", você reduz esse valor do total do Investimento.  Fiquei sem entender a razao disso.

AGradeço antecipadamente.

Citação de Juan em junho 18, 2018, 7:21 am

Professor, bom dia!

Nessa parte de MEP e Custos, fiquei com dúvida quando colocamos o razonete de MEP, 200.000 + 3.000 ( credito ) e 3.000 ( debito ).  Esse razonete fica no PL ou no ATivo? Estou entendendo que é no PL, pois toda vez que aumenta você joga o resultado no Ativo.

Uma outra dúvida é que toda vez que Recebemos "dividendos", você reduz esse valor do total do Investimento.  Fiquei sem entender a razao disso.

AGradeço antecipadamente.

Este razonete analisado na questão 8 refere-se aos Investimentos avaliados pelo MEP, ou seja, no ANC Investimentos da INVESTIDORA.

Em relação aos lançamentos, o valor de R$ 200 mil refere-se ao custo de aquisição, ou seja, mensuração inicial. O valor de R$ 8 mil a débito corresponde ao Resultado Positivo de Equivalência Patrimonial (aumento de 4% no PL da investida). Por fim, o valor de R$ 3 mil refere-se aos dividendos que foram distribuídos.

Os investimentos avaliados pelo MEP devem ser ajustados quando a investida distribui dividendos, pois este fato contábil diminui o valor contábil desta. Não consegue enxergar isso? Veja o lançamento abaixo, realizado pela investida quando distribui dividendos.

D - Lucros Acumulados (diminuindo o PL)
C - Dividendos a Pagar (Passivo Circulante)

Ora, se o PL da investida diminui, faz sentido a investidora realizar o seguinte lançamento de ajuste para reconhecimento dos dividendos a receber:

D - Dividendos a Receber (Ativo Circulante)
C - Investimentos Avaliados pelo MEP (ANC Investimento)

Peço para que reveja, neste mesmo vídeo, a explicação realizada a partir do minuto 8.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress