Contabilização de venda de veículo com depreciação
Citação de marimelolacerda em junho 5, 2018, 9:23 amOlá professor!
Na aula 01 do curso de contabilidade geral 2018, questão 32, não ficou claro para mim como seria o lançamento da operação.
Poderia fazer o lançamento analítico, por favor, supondo que o veículo foi adquirido por 100, tinha depreciação acumulada de 20, e foi vendido por 80? Acho que assim ficará mais fácil para eu visualizar.
Obrigada
Olá professor!
Na aula 01 do curso de contabilidade geral 2018, questão 32, não ficou claro para mim como seria o lançamento da operação.
Poderia fazer o lançamento analítico, por favor, supondo que o veículo foi adquirido por 100, tinha depreciação acumulada de 20, e foi vendido por 80? Acho que assim ficará mais fácil para eu visualizar.
Obrigada
Citação de Prof. Igor Cintra em junho 6, 2018, 6:41 pmMari, supondo um veículo cujo custo de aquisição foi de R$ 100, com depreciação acumulada de R$ 20 teríamos a seguinte situação numa venda de R$ 80, ou seja, sem ganho:
Baixa do Custo de Aquisição
D - Outras Despesas 100 (Resultado)
C - Veículos 100 (ANC Imobilizado)Baixa da Depreciação Acumulada
D - Depreciação Acumulada 20 (ANC Imobilizado)
C - Outras Receitas 20 (Resultado)Reconhecimento do valor de venda
D - Caixa 80 (AC)
C - Outras Receitas 80 (Resultado)Ou seja, no final das contas o resultado não foi afetado e poderíamos juntar os três lançamentos num só:
D - Caixa 80 (AC)
C - Veículos 100 (ANC Imobilizado)Uma segunda opção que pode ser aceita em prova é um lançamento pela baixa do valor contábil (80) do item.
D - Caixa 80 (AC)
C - Veículos 80(ANC Imobilizado)Abraço
Prof. Igor Cintra
Mari, supondo um veículo cujo custo de aquisição foi de R$ 100, com depreciação acumulada de R$ 20 teríamos a seguinte situação numa venda de R$ 80, ou seja, sem ganho:
Baixa do Custo de Aquisição
D - Outras Despesas 100 (Resultado)
C - Veículos 100 (ANC Imobilizado)
Baixa da Depreciação Acumulada
C - Outras Receitas 20 (Resultado)
Reconhecimento do valor de venda
D - Caixa 80 (AC)
C - Outras Receitas 80 (Resultado)
Ou seja, no final das contas o resultado não foi afetado e poderíamos juntar os três lançamentos num só:
D - Caixa 80 (AC)
C - Veículos 100 (ANC Imobilizado)
Uma segunda opção que pode ser aceita em prova é um lançamento pela baixa do valor contábil (80) do item.
D - Caixa 80 (AC)
C - Veículos 80(ANC Imobilizado)
Abraço
Prof. Igor Cintra