Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaCPC 06 R2
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

CPC 06 R2

Olá Professor,

Quais serão as principais mudanças trazidas pelo CPC 06 R2? São passíveis de exploração pela CESPE já no ICMS-RS agora no início de Fevereiro/19?

Obrigado.

Heider, não acredito possível, pois o edital foi publicado quando o CPC 06 R1 ainda estava vigente.

De qualquer forma a atual disposição vai basicamente ao encontro da contabilização de um arrendamento mercantil financeiro, que era o mais cobrado. Ou seja, o arrendatário reconhece o item em seu ativo, mas pelo custo.

Mensuração inicial do ativo de direito de uso 23.

Na data de início, o arrendatário deve mensurar o ativo de direito de uso ao custo.

24. O custo do ativo de direito de uso deve compreender:

(a) o valor da mensuração inicial do passivo de arrendamento, conforme descrito no item 26;

(b) quaisquer pagamentos de arrendamento efetuados até a data de início, menos quaisquer incentivos de arrendamento recebidos;

(c) quaisquer custos diretos iniciais incorridos pelo arrendatário; e

(d) a estimativa de custos a serem incorridos pelo arrendatário na desmontagem e remoção do ativo subjacente, restaurando o local em que está localizado ou restaurando o ativo subjacente à condição requerida pelos termos e condições do arrendamento, salvo se esses custos forem incorridos para produzir estoques. O arrendatário incorre na obrigação por esses custos seja na data de início ou como consequência de ter usado o ativo subjacente durante um período específico. 

O item 26, citado acima, diz que o passivo deve corresponder ao valor presente dos pagamentos do arrendamento.

Abraço!

Prof Igor,

Acabei de pegar a aula 03 do curso de contabilidade avançada que trata entre outros temas do CPC 06 R1. Posso estudar de boa  pela aula ou mudou algo considerável?

Para o arrendador não mudou. Para o arrendatário sim! Basicamente ficou mais próximo do reconhecimento que fazíamos para um arrendamento mercantil financeiro.

Assim que eu escrever a respeito do CPC 06 (R2) eu vou disponibilizar em minha página no facebook.

Abraço

Professor,

Comprei o curso de contabilidade avançada 2018, você disponibilizará a atualização do CPC 06??

Assim que eu terminar de escrever vou disponibilizar!

plugins premium WordPress