Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Curso AFRFB, A03, Q. 39 e 41.

Oi Professor,

Como eu sei quando o IPI está incluído ou não no valor dado pela questão?

Na questão 39 ele fala em "IPI destacado" então está fora.

Mas na questão 41 ele fala que a "empresa adquiriu 220.000 de materiais, sendo recuperáveis 20.000 IPI e 24.000 em ICMS"

Por que que neste caso o VNF não foi 240.000 (já que IPI é imposto por fora)?

Não consegui entender o que me faz diferenciar quando o IPI está no preço que ele me passou   e quando não estará.

Obrigada!

Luana, geralmente o enunciado é mais claro que as questões citadas.

Exemplo: menciona que o valor da nota fiscal é de R$ 220.000. Sabe-se que a nota fiscal compreende o valor das mercadorias mais o IPI.

Em regra quando se fala em "valor das mercadorias" o IPI não está incluso. Mas novamente destaco, há que observar os dados do enunciado, pois muitas vezes o próprio examinador escorrega nestes conceitos.

A questão 39 não serve muito de parâmetro pois foi um desastre. Está toda equivocada, tanto que foi anulada.

Na questão 41 entendi que o valor de R$ 220.000 referia-se ao valor da nota fiscal pelos valores apresentados no enunciado. Geralmente a alíquota do IPI é de 10%. Sendo assim, considerando que o próprio enunciado menciona que o IPI é de R$ 20.000 é coerente admitir que o valor das mercadorias é de R$ 200.000.

Afinal, o valor das mercadorias + o valor do IPI resulta em R$ 220 mil, que é o valor total da aquisição (valor da NF).

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress