Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e Avançadadepreciaçao
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

depreciaçao

Professor Igor Boa Noite

Não consigo chegar numa conclusão lógica nesta questão:

Sabe-se que o preço de compra de um bem do Ativo Imobilizado foi $100.000. A Empresa pretende utilizar esse bem por 9 anos e após esse período pretende vende-lo por $20.000,00, mas terá um gasto de desinstalação previsto em $11.000. A Receita Federal define a vida útil desse tipo de bem em 10 anos. 

o gabarito é 11.00,00

vida util da receita 100.000,00/10:10.000,00 a.a

empresa: 100.000,00 -20.000,00 : 80.000,00/  9 ?????

e o valor de desinstalação? pelo fato da receita definir a vida util em 10 anos , a empresa teria um saldo no valor contabil de 10.000,00?

Elaine, segundo o CPC 27:

16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

(c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período. 

Assim, no meu entendimento o custo de reconhecimento deste item é de R$ 111 mil (preço + custo de desinstalação). Assim:

Depreciação Anual = (Custo - Valor Residual) / Vida útil
Depreciação Anual = (R$ 111.000 - R$ 20.000) / 9 anos
Depreciação Anual = R$ 10.111,11

Abraço

Prof. Igor Cintra

olá professor

eu tinha feito dessa forma, mas fiquei insegura devido o gabarito.

Agora fiquei aliviada pela sua resposta!

obrigada!

plugins premium WordPress