Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaDFC Aula 6 - Goiás
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

DFC Aula 6 - Goiás

Boa noite! Duas dúvidas...
1ª) Assunto: DFC , Aula 6.
Quando devemos usar o valor do IR na DFC?
2ª) Por que na questão 13 não foi utilizado nem os dividendos e as reservas de Lucros para chegar ao valor do FCFinanciamento?
Forte Abraço.

 

1) Vamos usar o IR na DFC quando ele for pago. Em regra pagamento de IR é relacionado às atividades operacionais. Portanto, dentro do fluxo de caixa das AO. Em tese o IR constante da DRE foi pago, razão pela qual não se fala em ajustes. Caso haja aumento da conta IR a Pagar, que é operacional, procedemos o ajuste diretamente na análise do Balanço Patrimonial.

2) Você tem que ter em mente que DFC apenas analisa fluxos de caixa (entradas e saídas de valores do caixa). Neste sentido, não houve o pagamento de dividendos, mas apenas sua distribuição (vide conta Dividendos a Pagar). EM relação à Reserva de Lucros, é mera transposição de valores da conta Lucros Acumulados para as Reservas de Lucros, não tem nenhum impacto na conta caixa.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

Tenho uma dúvida na questão 13 da aula 06. Porque o Lucro na Venda de Terrenos consta na DRE por 28.000, mas na sua resolução, abate apenas 24.000? Existe algum ajuste a ser feito nesse valor?

Ricardo, desculpe pela confusão mas houve erro de digitação na resolução!

Segue a resolução correta:

Lucro Líquido do Exercício 36.400
( + ) Depreciação 24.000
( – ) Resultado de Equiv. Patrimonial (12.000)
( – ) Lucro na Venda de Terrenos (28.000)
( + ) Despesas Financeiras 20.000 → não houve pagamento
( – ) Aumento em Clientes (80.000)
( – ) Aumento em Estoques (64.000)
( + ) Aumento em Fornecedores 38.800
( + ) Aumento em IR a Pagar 15.600
( = ) Fluxo de Caixa das AO (49.200)

Abraço!

plugins premium WordPress