Duplicatas Descontadas
Citação de rezendesimone em outubro 3, 2019, 4:43 pmProfessor boa tarde.
Então, Duplicatas Descontadas é uma operação de empréstimo que a empresa realiza com suas duplicatas. No ato da contratação o Banco já faz a cobrança dos encargos bancários (despesa) descontando do valor do empréstimo, logo o que entra no Ativo é o valor líquido. Tenho uma dúvida quanto ao valor que vai para o Passivo: o que conta como dívida para a empresa é o valor da operação duplicatas descontadas e não o líquido, certo? Se tenho desconto com Duplicatas com 150.000 com desconto comercial de 7% (10.500) então ficaria o lançamento: D - caixa/Banco c Mov. 139.000,00/ D - Encargos com Juros 10.500/ C - Duplicatas Descontadas - 150.000,00? Faço a pergunta porque na correção do exercício foi colocado o valor de 139.000,00 no passivo, porém o que a empresa vai ter que pagar ao banco não será o valor total da operação, já que o que foi descontado no ato da contratação diz respeito a encargos bancários?
Um abraço, Simone.
Professor boa tarde.
Então, Duplicatas Descontadas é uma operação de empréstimo que a empresa realiza com suas duplicatas. No ato da contratação o Banco já faz a cobrança dos encargos bancários (despesa) descontando do valor do empréstimo, logo o que entra no Ativo é o valor líquido. Tenho uma dúvida quanto ao valor que vai para o Passivo: o que conta como dívida para a empresa é o valor da operação duplicatas descontadas e não o líquido, certo? Se tenho desconto com Duplicatas com 150.000 com desconto comercial de 7% (10.500) então ficaria o lançamento: D - caixa/Banco c Mov. 139.000,00/ D - Encargos com Juros 10.500/ C - Duplicatas Descontadas - 150.000,00? Faço a pergunta porque na correção do exercício foi colocado o valor de 139.000,00 no passivo, porém o que a empresa vai ter que pagar ao banco não será o valor total da operação, já que o que foi descontado no ato da contratação diz respeito a encargos bancários?
Um abraço, Simone.
Citação de Prof. Igor Cintra em outubro 5, 2019, 6:19 pmSinome, no caso em tela o seguinte lançamento deverá ser realizado no ato do desconto:
D - Bancos R$ 139.500 (ativo)
D - Encargos Financeiros a Transcorrer R$ 10.500 (Passivo Exigível)
C - Duplicatas Descontadas R$ 150.000 (Passivo Exigível)Ou seja, através deste lançamento o valor "líquido" que foi lançado no passivo foi exatamente o valor que foi recebido pela entidade no ato do desconto, ou seja, R$ 139.500.
Não entendi a parte final de sua dúvida. Poderia reformular, por gentileza?
Abraço
Igor Cintra
Sinome, no caso em tela o seguinte lançamento deverá ser realizado no ato do desconto:
D - Bancos R$ 139.500 (ativo)
D - Encargos Financeiros a Transcorrer R$ 10.500 (Passivo Exigível)
C - Duplicatas Descontadas R$ 150.000 (Passivo Exigível)
Ou seja, através deste lançamento o valor "líquido" que foi lançado no passivo foi exatamente o valor que foi recebido pela entidade no ato do desconto, ou seja, R$ 139.500.
Não entendi a parte final de sua dúvida. Poderia reformular, por gentileza?
Abraço
Igor Cintra