Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Dúvida-Questões comentadas FCC-pdf 06-Questão 20

Olá professor,por que diminuir  o Pagamento de Despesas Financeiras ref. a exercícios anteriores,sendo que a gente sempre soma despesa financeira?

Obrigada.

Renata, tenha muito cuidado com questões de DFC. Não existe receita de bolo! Você precisa analisar os dados do enunciado (as informações adicionais).

O CPC 03 encoraja as entidades a classificarem os Juros (sejam pagos ou recebidos) como fluxo de caixa das atividades operacionais.

Ora, mas então por qual razão que em praticamente quase todas as questões de DFC da Fundação Carlos Chagas nós somamos as despesas financeiras no cálculo do lucro ajustado? Só por uma razão: o enunciado geralmente menciona que as despesas financeiras não foram pagas. Ou seja, só vou ajustar se elas não foram pagas! Se o enunciado não mencionar nada quer dizer que foram pagas e, portanto, não há o que se ajustar.

Ok até aqui?

O ajuste negativo das despesas financeiras na questão 20 só ocorreu por que os dados do enunciado mencionaram que houve o pagamento, no exercício em análise, de despesas financeiras de exercícios anteriores. Ora, na DRE de 2014 só temos as apropriações de receitas/despesas deste exercício. Não há nenhuma informação de receitas/despesas de anos anteriores, não é?

Com isso, se o enunciado mencionou que houve pagamento de despesa financeira referente a exercícios anteriores isso significa que saiu dinheiro do caixa. Se saiu dinheiro do caixa houve consumo do fluxo de caixa das atividades operacionais.

Sacou?

Abraço

Professor, continuo sem entender a questão.

Não consegui nem chegar nesse lucro ajustado de (37000), poderia explicar melhor?

Desde já agradeço.

Eduardo seja mais específico para que eu possa entender qual é sua dificuldade. Qual foi o seu raciocínio nesta questão? Me apresente sua resolução para que eu possa focar no seu erro!

Abraço

plugins premium WordPress