Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Dúvida sobre exemplos de depreciação e exaustão PDF 07

Olá, professor!

No PDF da aula 07, curso geral, página 33 e 34 temos uma passagem em que o sr. coloca alguns exemplos para facilitar o entendimento sobre itens que seriam depreciáveis e outros que seriam exauríveis. Minha dúvida é com relação a correção deste trecho em específico do material, não seria exaustão no lugar de amortização?

"Outro ponto interessante é que cultivos destinados à exploração de frutos são depreciados (talvez você estivesse pensando em exaustão). Vamos explicar a diferença entre estes conceitos.
Exemplo 1: A entidade XYZ possui a autorização para exploração de uma jazida de minério de ferro, que possui uma capacidade estimada de 100 mil toneladas.
Análise: no caso em tela note que o recurso mineral é esgotável. Isso significa que uma vez explorada a mina perde sua capacidade de geração de benefícios econômicos futuros. Portanto, este é o caso de aplicação de AMORTIZAÇÃO.

Exemplo 2: A entidade ABC possui uma plantação de café de 20 hectares. A empresa estima que os pés de café serão altamente produtivos durante os próximos 5 anos, quando retirados e a empresa plantará novas plantas.
Análise: o café é uma cultura perene que produz fruto em até 25 anos. Ou seja, o pé de café não morre após a colheita. Considerando que a entidade estimou a vida útil dos pés de café em apenas 5 anos conclui-se que o custo incorrido com a formação da cultura será depreciado ao longo desse tempo.
Note, nos exemplos acima, que a mina será exaurida, ao passo que o pé de café depreciado."

Obrigada!

Lorena, está certo o trecho da aula.

Um pé de café é, de fato, depreciado (e não exaurido). Não é um recurso esgotável, como uma mina de minério de ferro.

Claro que o pé de café tem uma vida útil, definida pela própria empresa (pois depois de um tempo o pé passa a não ser tão produtivo, muito embora ainda produza uma quantidade de café).

Cuidado! Se for uma floresta de eucalipto plantada para ser cortada após 7 anos, trata-se de exaustão.

plugins premium WordPress