ICMS e PIS/COFINS e IPI
Citação de edwin em setembro 7, 2018, 8:23 amProfessor, com as decisões do STF e alguns tribunais ao redor do país, retirando o ICMS da base de cálculo da PIS e COFINS. O que você recomenda para a prova? Como seguir?
A questão da não incidência do ICMS na base do IPI já está mais estabilizada certo? Como tratar na prova?
Professor, com as decisões do STF e alguns tribunais ao redor do país, retirando o ICMS da base de cálculo da PIS e COFINS. O que você recomenda para a prova? Como seguir?
A questão da não incidência do ICMS na base do IPI já está mais estabilizada certo? Como tratar na prova?
Citação de Prof. Igor Cintra em setembro 7, 2018, 11:20 pmEdwin, em relação a primeira pergunta peço que assista este vídeo:
https://www.facebook.com/profigorcintra/videos/inclus%C3%A3o-do-icms-na-base-de-c%C3%A1lculo-do-pis-e-da-cofins/1698074610287028/
Em relação a segunda, você não se refere à incidência, ou não, do IPI na base de cálculo do ICMS?
Abraço
Edwin, em relação a primeira pergunta peço que assista este vídeo:
Em relação a segunda, você não se refere à incidência, ou não, do IPI na base de cálculo do ICMS?
Abraço
Citação de edwin em setembro 10, 2018, 9:00 pmOi Professor,
Isso mesmo.
Com relação a PIS e COFINS mesmo para FCC também consideramos que incide na base de cálculo do ICMS certo?
Sobre o IPI, houve algumas decisões a respeito, onde o Juiz deu ganho de causa para remover o IPI da base de calculo do ICMS, não só para comercialização e industrialização. Como tratar na prova da FCC?
Oi Professor,
Isso mesmo.
Com relação a PIS e COFINS mesmo para FCC também consideramos que incide na base de cálculo do ICMS certo?
Sobre o IPI, houve algumas decisões a respeito, onde o Juiz deu ganho de causa para remover o IPI da base de calculo do ICMS, não só para comercialização e industrialização. Como tratar na prova da FCC?
Citação de Prof. Igor Cintra em setembro 12, 2018, 10:44 pmSim, eu só excluiria o ICMS da BC do PIS/COFINS se o enunciado mencionasse "considerando o recente julgado do STF a respeito do ICMS e sua relação com a base de cálculo do PIS/COFINS..."
Sinceramente, acho improvável que isso ocorra numa prova de Contabilidade da FCC.
Em relação ao IPI, em provas recentes nenhuma banca cobra este tipo de entendimento em provas de Contabilidade. Quando é cobrado este assunto é em relação a estoques. Neste caso não há dúvida: o IPI não integra a BC do ICMS!
Abraço
Sim, eu só excluiria o ICMS da BC do PIS/COFINS se o enunciado mencionasse "considerando o recente julgado do STF a respeito do ICMS e sua relação com a base de cálculo do PIS/COFINS..."
Sinceramente, acho improvável que isso ocorra numa prova de Contabilidade da FCC.
Em relação ao IPI, em provas recentes nenhuma banca cobra este tipo de entendimento em provas de Contabilidade. Quando é cobrado este assunto é em relação a estoques. Neste caso não há dúvida: o IPI não integra a BC do ICMS!
Abraço