Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

PDF 04 - Ativo Circulante. Disponibilidades. Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação

Prezado professor,

Boa tarde!

Gostaria, por gentileza, de esclarecimentos nestas duas questões que abordam raciocínios semelhantes. O que gostaria de saber é como sei se devo subtrair o percentual informado depois de calculá-lo ou dividir o valor dado por 1,% (que no caso é a alíquota).

Além disso, detalhando um pouco mais a minha dúvida, embora tenha chegado ao gabarito nas duas questões, depois de algumas tentativas, não ficou muito claro para mim o porquê da subtração do ICMS na questão 1, pois pensei " se ele é recuperável, por que motivo eu o somaria para depois subtrair?"; existe alguma lacuna no meu entendimento ou mesmo termo/comando que devo me atentar no enunciado? Porque até então não consigo entender como o ICMS está dentro dos valores dados e não é feita a operação com divisão para chegar à resposta, nem exatamente a lógica por trás de fazer o cálculo da sua alíquota para depois subtrai-lo (digo, se estou calculando quanto ele é pela multiplicação, então não vejo o sentido de extrai-lo // é como se ele não estivesse lá dentro).

Enfim, espero que tenha conseguido explicar exatamente a minha dúvida.

“QUESTÃO 1:

Uma empresa varejista, tributada pelo lucro presumido, adquiriu mercadorias no montante de R$ 100 mil, com incidência de 16% de ICMS e 10% de IPI; a nota fiscal de compra somou R$ 110 mil e a empresa adquirente não é contribuinte do IPI. Se essas são as únicas informações relevantes para fins contábeis, então o valor líquido do estoque contabilizado é de:

A R$ 84.000.

B R$ 94.000. GABARITO

C R$ 126.000.

D R$ 100.000.

E R$ 110.000”

“ QUESTÃO 2: Uma sociedade comercial adquiriu, a prazo, 80 unidades de mercadorias para comercialização no seu estabelecimento, ao valor de R$ 300,00 cada unidade. Sabe-se que a operação teve a incidência de ICMS de 18% e IPI a 6%. Com base nas informações apresentadas, a sociedade comercial apurou um custo de aquisição de mercadorias no valor de

a) R$ 25.440,00.

b) R$ 23.120.00.

c) R$ 24.000,00.

d) R$ 21.120,00. GABARITO

e) R$ 20.860,80.”

plugins premium WordPress