Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaQ. 102 - aula 03
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Q. 102 - aula 03

102. (CESPE – ACE – TC-DF – 2014) Os investimentos mantidos por uma entidade em suas coligadas ou controladas e em outras entidades devem ser avaliados pelo método da equivalência patrimonial, com impactos no balanço patrimonial e na demonstração de resultado do exercício.

Resolução:

Vimos que segundo o art. 248 da Lei n° 6.404/76, no balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.

Se a investida apurar lucro a investidora deverá reconhecer um resultado de equivalência patrimonial positivo através do seguinte lançamento:

D – Investimentos Avaliados pelo MEP  (Ativo)   C – Resultado de Equiv. Patrimonial   (Resultado)

Por outro lado, se a investida apurar prejuízo, a investidora também deverá aplicar o Método de Equivalência Patrimonial em suas demonstrações, resultando no lançamento a seguir:

D – Resultado de Equiv. Patrimonial   (Resultado)   C – Investimentos Avaliados pelo MEP  (Ativo)

Com isso, correta a afirmativa.

Questionamento: a assertiva da questão não fixa que está sobre análise somente instituições que façam de um mesmo grupo ou estejam sobre controle comum. Desse modo, as entidades coligadas e controladas usariam método do MEP, já para as outras que a questão não restringiu seria utilizado o método do custo de aquisição. Confere?

Claudino, trata-se de literalidade do art. 248 da Lei n° 6.404/76.

Art. 248.  No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas (...)

Mas aí você fala "ahhh, mas a afirmativa não está completa, pois o CESPE suprimiu 'que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum', o que a torna incorreta".

O que eu te respondo?

Você tem razão! Mas são coisas que ocorrem numa prova do CESPE. Típica questão que o aluno bem preparado, e atento, não sabe se o examinador está querendo fazer uma pegadinha ou se é pura incompetência mesmo...

Complicado, né?

Abraço!

Pessoal, acho que teve algum engano. No meu material, o senhor coloca essa explicação e termina com gabarito "E". Fui procurar e no site do qconcursos, baixando a prova oficial, parece que o gabarito final foi "E" mesmo.

Abs

Citação de Marcelo de Lima Balzana Filho em agosto 19, 2017, 11:42 am

Pessoal, acho que teve algum engano. No meu material, o senhor coloca essa explicação e termina com gabarito "E". Fui procurar e no site do qconcursos, baixando a prova oficial, parece que o gabarito final foi "E" mesmo.

Abs

Obrigado Marcelo.

Desta forma, conclui-se que o CESPE considerou a afirmativa incorreta exatamente pelo raciocínio do Claudino, ou seja, pela supressão de que apenas as "outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum" serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.

Abraço

plugins premium WordPress