Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questão 09 - Material em PDF de técnico tributário SEFAZ - RS

Boa noite, professor. Tenho uma dúvida sobre uma correção de uma das questões do material em PDF da SEFAZ RS.

Vou transcrever a questão do material e o gabarito, para ser mais fácil para vc responder 🙂

09. (CESPE – Analista Contábil – MEC – 2014) Considere que, no dia 20/2/X, um empregado tenha recebido R$ 500,00 como adiantamento de salário e, em 5/3/X, receberá R$ 1.280,00 como salário líquido do mês de fevereiro, com retenção de R$ 220,00 de INSS e sem retenção de IRPF. Nessa situação, não havendo outras movimentações na folha de pagamento desse funcionário relativa ao mês de fevereiro, a empresa deve reconhecer, no dia 28/2/X, uma despesa de salário de R$ 2.000,00 e um passivo de R$ 2.220,00.

Gabarito:

Primeiramente vamos analisar o adiantamento de salário ocorrido em 20/2.

D – Adiantamento de Salários R$ 500,00 (Ativo Circulante)

C – Caixa R$ 500,00 (Ativo Circulante)

No dia 28/2 a entidade deverá reconhecer a despesa com salário, a ser paga em 5/3, pelo valor bruto (salário líquido + INSS).

D – Despesa com Salários R$ 1.500,00 (Resultado)

C – Salários a Pagar R$ 1.280,00 (Passivo Exigível)

C – INSS a Recolher R$ 220,00 (Passivo Exigível

Dúvida: Professor, eu não compreendi porque, no lançamento do dia 28/02 , não houve crédito de R$ 500 na conta Adiantamento de salários (que foi debitada em 20/02 no Ativo Circulante), em contrapartida ao lançamento a débito da despesa com salários no resultado.

Desde já agradeço se puder me ajudar. Essa questão é do curso de PDF de técnico tributário da SEFAZ  -RS

Luciana, o lançamento poderia ser a crédito na conta Adiantamento de Salários e o valor excedente na conta Salários a Pagar, sem problemas!

Eu apenas não lancei assim pois não há informações adicionais a respeito do adiantamento. Ou seja, não se fala a respeito do período a que se refere tal adiantamento. Se referir-se ao mês subsequente seu pensamento está correto, ok?

Abraço!

Prof. Igor Cintra

Ok, muito obrigada pelo retorno professor! Aproveito para dizer que os PDF's das questões CESPE que adquiri, assim como os demais materiais são nada menos do que impecáveis! 🙂 Abraço!

Obrigado pelo feedback Luciana!

Bons estudos!

plugins premium WordPress