Questão 09 - Material em PDF de técnico tributário SEFAZ - RS
Citação de lucianarrsantos em novembro 5, 2018, 9:39 pm
Boa noite, professor. Tenho uma dúvida sobre uma correção de uma das questões do material em PDF da SEFAZ RS.
Vou transcrever a questão do material e o gabarito, para ser mais fácil para vc responder 🙂
09. (CESPE – Analista Contábil – MEC – 2014) Considere que, no dia 20/2/X, um empregado tenha recebido R$ 500,00 como adiantamento de salário e, em 5/3/X, receberá R$ 1.280,00 como salário líquido do mês de fevereiro, com retenção de R$ 220,00 de INSS e sem retenção de IRPF. Nessa situação, não havendo outras movimentações na folha de pagamento desse funcionário relativa ao mês de fevereiro, a empresa deve reconhecer, no dia 28/2/X, uma despesa de salário de R$ 2.000,00 e um passivo de R$ 2.220,00.
Gabarito:
Primeiramente vamos analisar o adiantamento de salário ocorrido em 20/2.
D – Adiantamento de Salários R$ 500,00 (Ativo Circulante)
C – Caixa R$ 500,00 (Ativo Circulante)
No dia 28/2 a entidade deverá reconhecer a despesa com salário, a ser paga em 5/3, pelo valor bruto (salário líquido + INSS).
D – Despesa com Salários R$ 1.500,00 (Resultado)
C – Salários a Pagar R$ 1.280,00 (Passivo Exigível)
C – INSS a Recolher R$ 220,00 (Passivo Exigível
Dúvida: Professor, eu não compreendi porque, no lançamento do dia 28/02 , não houve crédito de R$ 500 na conta Adiantamento de salários (que foi debitada em 20/02 no Ativo Circulante), em contrapartida ao lançamento a débito da despesa com salários no resultado.
Desde já agradeço se puder me ajudar. Essa questão é do curso de PDF de técnico tributário da SEFAZ -RS
Boa noite, professor. Tenho uma dúvida sobre uma correção de uma das questões do material em PDF da SEFAZ RS.
Vou transcrever a questão do material e o gabarito, para ser mais fácil para vc responder 🙂
09. (CESPE – Analista Contábil – MEC – 2014) Considere que, no dia 20/2/X, um empregado tenha recebido R$ 500,00 como adiantamento de salário e, em 5/3/X, receberá R$ 1.280,00 como salário líquido do mês de fevereiro, com retenção de R$ 220,00 de INSS e sem retenção de IRPF. Nessa situação, não havendo outras movimentações na folha de pagamento desse funcionário relativa ao mês de fevereiro, a empresa deve reconhecer, no dia 28/2/X, uma despesa de salário de R$ 2.000,00 e um passivo de R$ 2.220,00.
Gabarito:
Primeiramente vamos analisar o adiantamento de salário ocorrido em 20/2.
D – Adiantamento de Salários R$ 500,00 (Ativo Circulante)
C – Caixa R$ 500,00 (Ativo Circulante)
No dia 28/2 a entidade deverá reconhecer a despesa com salário, a ser paga em 5/3, pelo valor bruto (salário líquido + INSS).
D – Despesa com Salários R$ 1.500,00 (Resultado)
C – Salários a Pagar R$ 1.280,00 (Passivo Exigível)
C – INSS a Recolher R$ 220,00 (Passivo Exigível
Dúvida: Professor, eu não compreendi porque, no lançamento do dia 28/02 , não houve crédito de R$ 500 na conta Adiantamento de salários (que foi debitada em 20/02 no Ativo Circulante), em contrapartida ao lançamento a débito da despesa com salários no resultado.
Desde já agradeço se puder me ajudar. Essa questão é do curso de PDF de técnico tributário da SEFAZ -RS
Citação de Prof. Igor Cintra em novembro 7, 2018, 11:54 amLuciana, o lançamento poderia ser a crédito na conta Adiantamento de Salários e o valor excedente na conta Salários a Pagar, sem problemas!
Eu apenas não lancei assim pois não há informações adicionais a respeito do adiantamento. Ou seja, não se fala a respeito do período a que se refere tal adiantamento. Se referir-se ao mês subsequente seu pensamento está correto, ok?
Abraço!
Prof. Igor Cintra
Luciana, o lançamento poderia ser a crédito na conta Adiantamento de Salários e o valor excedente na conta Salários a Pagar, sem problemas!
Eu apenas não lancei assim pois não há informações adicionais a respeito do adiantamento. Ou seja, não se fala a respeito do período a que se refere tal adiantamento. Se referir-se ao mês subsequente seu pensamento está correto, ok?
Abraço!
Prof. Igor Cintra
Citação de lucianarrsantos em novembro 26, 2018, 9:52 pmOk, muito obrigada pelo retorno professor! Aproveito para dizer que os PDF's das questões CESPE que adquiri, assim como os demais materiais são nada menos do que impecáveis! 🙂 Abraço!
Ok, muito obrigada pelo retorno professor! Aproveito para dizer que os PDF's das questões CESPE que adquiri, assim como os demais materiais são nada menos do que impecáveis! 🙂 Abraço!
Citação de Prof. Igor Cintra em novembro 28, 2018, 11:22 pmObrigado pelo feedback Luciana!
Bons estudos!
Obrigado pelo feedback Luciana!
Bons estudos!