Questão 33 da Aula 9 do curso de Contabilidade Geral de 2016
Citação de gopinto em julho 10, 2017, 9:09 pmBom dia Professor,
Tenho uma dúvida na questão 33 da Aula 9 do curso de Contabilidade Geral de 2016.
Na solução, na hora de calcular o ICMS incidente sobre a venda, você utilizou o valor da mercadoria sem o IPI.
Eu aprendi que se a mercadoria destinar-se à comercialização ou à industrialização o IPI não fará parte da base de cálculo do ICMS. Assim, o vendedor e o comprador utilizam está regra na hora de calcular o valor do ICMS ? Em caso afirmativo, o vendedor para calcular o ICMS corretamente tem que perguntar ao comprador o que ele vai fazer com a mercadoria ?
Então, esta questão assumiu que a mercadoria vendida foi destinada a revenda ou industrialização, correto ?
Obrigado
Bom dia Professor,
Tenho uma dúvida na questão 33 da Aula 9 do curso de Contabilidade Geral de 2016.
Na solução, na hora de calcular o ICMS incidente sobre a venda, você utilizou o valor da mercadoria sem o IPI.
Eu aprendi que se a mercadoria destinar-se à comercialização ou à industrialização o IPI não fará parte da base de cálculo do ICMS. Assim, o vendedor e o comprador utilizam está regra na hora de calcular o valor do ICMS ? Em caso afirmativo, o vendedor para calcular o ICMS corretamente tem que perguntar ao comprador o que ele vai fazer com a mercadoria ?
Então, esta questão assumiu que a mercadoria vendida foi destinada a revenda ou industrialização, correto ?
Obrigado
Citação de Prof. Igor Cintra em julho 10, 2017, 9:24 pmExatamente! Presumi que o adquirente utilizará a mercadoria para comercialização ou industrialização. Na prática funciona da forma como você disse, ou seja, o vendedor tem que perguntar ao adquirente qual será a utilização da mercadoria.
Abraço
Exatamente! Presumi que o adquirente utilizará a mercadoria para comercialização ou industrialização. Na prática funciona da forma como você disse, ou seja, o vendedor tem que perguntar ao adquirente qual será a utilização da mercadoria.
Abraço