QUESTAO 35 AULA 2 TCE SP
Citação de Luna em dezembro 7, 2017, 3:43 pm35. (FGV – Agente de Fiscalização – TCM-SP – 2015) Uma empresa industrial realizou vendas no período de 1.000 itens do seu estoque, por R$180,00 cada um, para pagamento em 30 dias. Ao cliente foi concedido um desconto de 1,5%, na nota fiscal e o frete, no valor de R$2.250,00, é de responsabilidade da empresa.
Dados adicionais: - IPI no valor R$9.000,00
Na questao o desconto foi feito só sobre o valor da mercadoria. Não teria que ter sido considerado o IPI, por ser na nota fiscal"?
35. (FGV – Agente de Fiscalização – TCM-SP – 2015) Uma empresa industrial realizou vendas no período de 1.000 itens do seu estoque, por R$180,00 cada um, para pagamento em 30 dias. Ao cliente foi concedido um desconto de 1,5%, na nota fiscal e o frete, no valor de R$2.250,00, é de responsabilidade da empresa.
Dados adicionais: - IPI no valor R$9.000,00
Na questao o desconto foi feito só sobre o valor da mercadoria. Não teria que ter sido considerado o IPI, por ser na nota fiscal"?
Citação de Prof. Igor Cintra em dezembro 7, 2017, 5:06 pmLuna, eu concordo plenamente contigo. A primeira vez que resolvi esta questão apliquei 1,5% sobre R$ 189.000, que é o valor da Nota Fiscal. Aliás, se considerar que o frete foi destacado na nota, seu valor é maior ainda!
No entanto, não chega-se a nenhuma resposta a partir desta resolução. Tentei aplicar 1,5% sobre R$ 180.000 e cheguei ao gabarito da questão! Vou brigar com o examinador ou vou acertar a questão?
Enfim, como eu disse, foi um erro conceitual do examinador desta questão! Na realidade o desconto de 1,5% é sobre o preço de venda (receita bruta).
A Receita Bruta continua, portanto, sendo R$ 180 mil, independente do valor do IPI. O Faturamento Bruto, ou valor da Nota Fiscal. é de R$ 189 mil.
Faturamento Bruto R$ 189.000
(-) IPI (R$ 9.000)
(=) Receita Bruta R$ 180.000Abraço
Prof. Igor Cintra
Luna, eu concordo plenamente contigo. A primeira vez que resolvi esta questão apliquei 1,5% sobre R$ 189.000, que é o valor da Nota Fiscal. Aliás, se considerar que o frete foi destacado na nota, seu valor é maior ainda!
No entanto, não chega-se a nenhuma resposta a partir desta resolução. Tentei aplicar 1,5% sobre R$ 180.000 e cheguei ao gabarito da questão! Vou brigar com o examinador ou vou acertar a questão?
Enfim, como eu disse, foi um erro conceitual do examinador desta questão! Na realidade o desconto de 1,5% é sobre o preço de venda (receita bruta).
A Receita Bruta continua, portanto, sendo R$ 180 mil, independente do valor do IPI. O Faturamento Bruto, ou valor da Nota Fiscal. é de R$ 189 mil.
Faturamento Bruto R$ 189.000
(-) IPI (R$ 9.000)
(=) Receita Bruta R$ 180.000
Abraço
Prof. Igor Cintra