Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questão 62 da aula 3 do curso Contabilidade Geral 2019 na página 75 do pdf

Olá, Prof. Igor.

Referente à questão 62 da aula 3 do curso Contabilidade Geral 2019 na página 75 do pdf.

Por que nessa questão não entra para o cálculo da receita líquida o valor do ICMS a recuperar? Se eu considero somente o ICMS sobre as vendas, eu não estou considerando o seu desconto de imposto pago inicialmente.

Você pode enviar uma fórmula geral de tudo que entra e tudo que é descontado no caminho Receita bruta --> Receita Líquida --> Lucro bruto --> Lucro líquido ?

Grato!

Edson

Edson, o ICMS a Recuperar é uma conta patrimonial e não deve influenciar a apuração do resultado do exercício (onde apenas contas de resultado são consideradas).

Apenas o ICMS sobre Vendas deve ser considerado na DRE. Isso não quer dizer que todo este valor será efetivamente recolhido aos cofres públicos (afinal a entidade possui ICMS a Recuperar sobre suas compras).

Você pode acessar a estrutura completa da DRE na aula 08.

Para a aula 03 basta conhecer o cálculo do lucro bruto, que é dado, a partir da Receita Bruta, por:

Receita Bruta
( – ) Deduções
              – Devoluções/Cancelamento de Vendas
              – Tributos sobre Vendas
              – Abatimentos Concedidos
              – Descontos Incondicionais
              – Ajuste a Valor Presente de Vendas
( = ) Receita Líquida
( – ) Custo das Mercadorias Vendidas (ou Produtos Vendidos ou Serviços Prestados)
( = ) Resultado Bruto

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress