Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questão 80 da aula 8 do seu curso de Contabilidade Geral

Bom dia, Professor. Eu tenho uma dúvida na questão 80 da aula 8 do seu curso de Contabilidade Geral. Eu concordo que o valor do dividendo mínimo calculado seja 5.4M. Mas eu não concordo com o gabarito da FCC, porque eu não acho que esses 5.4M devem ser jogados no Passivo. Eu acho que somente 3.4M=(5.4M-2M) devem ser jogados no passivo, porque 2M foram jogados na RLAR. Eu acho que esses 2M da RLAR somente serão jogados no passivo quando da realização, da seguinte forma:(D-RLAR; C-Lucros Acumulados) (D-Lucros acumulados; C-Dividendo a Pagar). Esse meu raciocínio está certo ? Claro, que em uma prova eu marcaria 5.4M, pois 3.4M não é uma opção. Obrigado.

Nesta questão quem definiu esta forma de distribuição foi o Estatuto da entidade! Os 5,4 milhões de dividendos no período tem origem no lucro do período (20% de 12 milhões = 2,4 milhões) e na reversão da Reserva para Expansão, no valor de R$ 3 milhões.

Assim, o gabarito está correto.

A Reserva de Lucros a Realizar, no valor de R$ 2 milhões, nem entrou na análise. Acho que você acabou se confundindo com os valores constituídos para a Reserva de Lucros a Realizar (utilizamos os valores revertidos da Reserva para Expansão...).

Abraço!

plugins premium WordPress