Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questões 32,33 e 34 Contabilidade Avançada Teoria e Questões

Olá Prof. Igor,

Você esclareceu minha dúvida na questão 28. O detalhe é quanto ao enunciado da questão que estava escrito "líquido de tributos". Eu entendi a explicação. Mas, ainda continuo com dúvida, pois tem questões que não tem essa observação e, na resolução, não é retirado do valor do estoque o imposto que seria recuperável. Estou com dificuldade em entender o porquê. Por exemplo, nas questões 32, 33 e 34 não retiramos os valores dos impostos recuperáveis para cálculo do valor do estoque e somamos o valor dos tributos não recuperáveis.

A questão 33, por exemplo, calculei da seguinte forma:

Preço de aquisição 2.000.000

+ Frete 250.000

+ Taxas e tarifas alfandegárias 80.000

+ Imposto de importação 20.000

- Impostos recuperáveis (30.000)

Muito obrigada!

Abraços

Fabiana

Fabiana, temos que ler o enunciado com cuidado. É exatamente onde teremos as informações para calcular o custo do estoque.

Questão 28: é fornecido o valor líquido de compra. Assim, não há necessidade de deduzir os tributos recuperáveis (afinal já foram retirados ao informar o valor líquido). Por outro lado, há necessidade de somar os tributos não-recuperáveis.

Questão 32: o enunciado fala que a entidade pagou R$ 6 milhões e, adicionalmente, os seguintes gastos. Ora, ao mencionar "adicionalmente" está claro que os valores apresentados na sequência não estão inseridos nos R$ 6 milhões. Por esta razão somamos o valor dos tributos não recuperáveis.

Questão 33: mesma situação da questão anterior. Olha o que o enunciado diz "a empresa assumiu também os seguintes gastos...". Ou seja, são gastos adicionais não incluídos nos R$ 2 milhões. Assim, não havia necessidade de se retirar os impostos recuperáveis, como você fez. Só haveria esta necessidade se o enunciado mencionasse que o valor dos tributos recuperáveis, de R$ 30 mil, estava incluído no preço de aquisição,de R$ 2 milhões. Sacou?

Questão 34: vide explicação da questão 32.

Abraço

Prof. Igor Cintra

Agora sim consegui entender! Tenho que ficar atenta na interpretação da questão para saber se o imposto já está incluso ou não no cálculo!

Muito Obrigada!

Exato! Cada caso é um caso! 😀

plugins premium WordPress