Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questões Vunesp - aula 03 - Questão 55

Professor,

Copio abaixo a questão na qual fiquei com dúvida, e a sua resolução, para mais fácil visualização:

"55. (VUNESP – Contador – UNIFESP – 2014) As normas contábeis determinam que a receita abrange tanto receitas propriamente ditas quanto ganhos. A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como

(A) empréstimos, financiamentos, juros, dividendos, aluguéis.

(B) vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis.

(C) vendas, honorários, empréstimos, financiamentos, juros, dividendos, royalties, aluguéis.

(D) vendas, faturamento, honorários, empréstimos, financiamentos, juros, dividendos, royalties, aluguéis.

(E) vendas, faturamento, honorários, empréstimos, juros, dividendos, aluguéis.

Resolução:

A Receita é definida pelo CPC 30 como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade.

As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.

Com isso, correta a alternativa D.

Gabarito: B  "

Pela explicação entendo que o correto seria a alternativa B, mas vc colocou "Com isso, correta a alternativa D. ", e logo abaixo "Gabarito: B". Considerando que mesmo após os comentários eu fiquei com dúvida, qual o fundamento desta explicação (em qual o item do CPC 30, ou em qual livro doutrinário os comentários se fundamentaram) ? O gabarito é mesmo B ?

Entendo que empréstimos e financiamentos não são atividades usuais da entidade (salvo se o enunciado disser que se trata de instituição financeira, o que não foi o caso), e até onde me recordo realmente vendas, juros, dividendos, royalties e aluguéis podem entrar na DRE como receitas, mas não me recordo de ter visto honorários como receita, podemos considerar  honorários como uma variação para designarmos a receita (tal qual sugere o enunciado) ? Se sim, por que motivo? Pois entendo que, salvo escritórios de advocacia e outras entidades prestadoras de serviço, seria mais usual ter despesas com honorários do que receitas com eles, esse entendimento diverge do CPC ou de outra fonte ?

Enfim, se for possível tecer mais comentários sobre essa questão (questão 55 da aula 03 do curso de questões comentadas da Vunesp), eu agradeceria.

Att.,

Marcos de Lima Roitman

Marcos, a definição de receita abrange tanto receitas propriamente ditas como ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias de uma entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties e aluguéis.

O gabarito é alternativa B, conforme comentários à questão.

Foi mero erro de digitação!

Abraço.

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress