Reserva de Lucro Específico
Citação de crisbvs em outubro 1, 2020, 10:13 amProfessor, bom dia!
Na questao abaixo foi descontata a reserva de lucros específica para o cálculo do Lucro Líquido Ajustado. Entretanto na Lei das SAs nao consta essa deducao. Seria possível me informar em qual legislacao se encontra a informacao de que esta reserva deve ser descontada para o cálculo do LLE ajustado?Obrigada,cris
Questao Apostila 07 Contab Geral - pag 54: Uma empresa, ao final do exercício social de 2016, apurou lucro líquido de R$ 100 mil e apresentou, no balanço patrimonial de 31/12/2016, capital social de R$ 300 mil, saldo da reserva legal de R$ 58 mil e prejuízos acumulados de R$ 40 mil.
Nessa situação, considerando as destinações para reserva legal, 10% para reserva de contingência, 20% para reserva estatutária, R$ 4 mil para reserva de incentivo fiscal, R$ 6 mil para reserva de lucros específica, e se o estatuto da empresa for omisso, então o valor mínimo de dividendos a serem distribuídos será igual a
Professor, bom dia!
Na questao abaixo foi descontata a reserva de lucros específica para o cálculo do Lucro Líquido Ajustado. Entretanto na Lei das SAs nao consta essa deducao. Seria possível me informar em qual legislacao se encontra a informacao de que esta reserva deve ser descontada para o cálculo do LLE ajustado?
Obrigada,cris
Questao Apostila 07 Contab Geral - pag 54: Uma empresa, ao final do exercício social de 2016, apurou lucro líquido de R$ 100 mil e apresentou, no balanço patrimonial de 31/12/2016, capital social de R$ 300 mil, saldo da reserva legal de R$ 58 mil e prejuízos acumulados de R$ 40 mil.
Nessa situação, considerando as destinações para reserva legal, 10% para reserva de contingência, 20% para reserva estatutária, R$ 4 mil para reserva de incentivo fiscal, R$ 6 mil para reserva de lucros específica, e se o estatuto da empresa for omisso, então o valor mínimo de dividendos a serem distribuídos será igual a
Citação de Prof. Igor Cintra em outubro 5, 2020, 9:15 amA Lei n° 12.973/14 cita o mesmo tratamento dado à Reserva de Lucros Específica em relação à Reserva de Incentivos Fiscais.
Aliás, no meu material eu ensino que devemos lembrar das Reservas de Lucros utilizadas no ajuste através do seguinte mnemônico: Le Cont IF LE
Le = Legal
Cont = Contingências
IF = Incentivos Fiscais
LE = Lucros EspecíficaAbraço
Igor Cintra
A Lei n° 12.973/14 cita o mesmo tratamento dado à Reserva de Lucros Específica em relação à Reserva de Incentivos Fiscais.
Aliás, no meu material eu ensino que devemos lembrar das Reservas de Lucros utilizadas no ajuste através do seguinte mnemônico: Le Cont IF LE
Le = Legal
Cont = Contingências
IF = Incentivos Fiscais
LE = Lucros Específica
Abraço
Igor Cintra