Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

SEFAZ GO - AULA 5 - DFC - QUESTAO 17

Olá professor,

consegui achar a resposta da questão calculando o fluxo de investimento e de financiamento. Porém, fiquei com dúvida quanto ao fluxo operacional:

1) Por que as Perdas Estimadas com Clientes não entram no cálculo do lucro ajustado? Pra mim a lógica desse cálculo era tirar todas as receitas e despesas que não tiveram impacto no caixa (exatamente o caso do PEDD).

2) Provisões não faz parte das atividades operacionais? Por que não devemos fazer o ajuste da variação dessa conta após o lucro ajustado? Não seria a mesma situação da conta fornecedores?

Obrigado

Lucas, apenas por questões práticas deixe para ajustar a PECLD quando do ajuste de contas operacionais. É mais seguro, confie em mim! Isso porque pode ter alguma questão que esta conta tenha saldo inicial, saldo final e baixa de créditos considerados incobráveis, deixando a análise bem mais completa.

Fazendo um único ajuste apenas pela variação da conta é muito mais fácil.

Mas se a questão pedisse o LUCRO AJUSTADO, aí sim eu pensaria em ajustar as Despesas com PECLD de R$ 28 mil (vide DRE), pois não envolvem desembolso.

Em relação à Provisão é a mesma situação acima. Eu resolvi ajustar as despesas com provisões, de R$ 80 mil, mas poderia ter deixado para ajustar pela variação da conta, assim como ocorre com as demais contas operacionais do ativo e passivo.

Enfim, o que você não pode é ajustar duas vezes. Ou ajusta para se chegar ao lucro ajustado ou se ajusta após o lucro ajustado, sacou?

Em resumo, eu indico fortemente o ajuste de provisões e EPCLD, como Seguros Antecipados, pela análise da variação das contas operacionais.

Abraço

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress