SEFIN - RO - A07
Citação de cesxavier8825 em janeiro 4, 2018, 12:32 pmIgor, bom dia!
QUESTÃO 48 - Tinha interpretado a letra C como "grau de endividamento", daí a fórmula seria (1) PE / PL, mas a questão trouxe "endividamento total" que remete a fórmula (2) PE / AT.
A fórmula 1 eu conhecia como grau de endividamento e a fórmula 2, endividamento total, apenas.
Bom, nesse caso como distinguir? Quando tiver "total" uso a fórmula 2 e a 1 em caso de omissão?
Obrigado!
Acredito que será minha última dúvida em relação a este curso! Parabéns pela qualidade e objetividade do material! Vou fazer essa prova com a certeza de ter me preparado com o melhor do mercado!
Abs.
Igor, bom dia!
QUESTÃO 48 - Tinha interpretado a letra C como "grau de endividamento", daí a fórmula seria (1) PE / PL, mas a questão trouxe "endividamento total" que remete a fórmula (2) PE / AT.
A fórmula 1 eu conhecia como grau de endividamento e a fórmula 2, endividamento total, apenas.
Bom, nesse caso como distinguir? Quando tiver "total" uso a fórmula 2 e a 1 em caso de omissão?
Obrigado!
Acredito que será minha última dúvida em relação a este curso! Parabéns pela qualidade e objetividade do material! Vou fazer essa prova com a certeza de ter me preparado com o melhor do mercado!
Abs.
Citação de Prof. Igor Cintra em janeiro 5, 2018, 5:29 pmA grande dificuldade das questões sobre Análises das Demonstrações Contábeis é qual fórmula devemos utilizar. Não há convergência entre os doutrinadores e bancas. Muitos índices apresentam fórmulas distintas.
Eu costumo ensinar aos alunos o entendimento majoritário, qual seja:
- Endividamento Total = PE / A
- Grau de Endividamento = PE / PL
- Composição do Endividamento = PC / PE
Pela questão 48 percebe-se que para a FGV o "grau de endividamento total" é, na realidade, "endividamento total".
Em resumo, se a questão pedir o grau de endividamento calcule PE / PL. Se pedir o grau de endividamento total calcule PE / A.
Abraço e obrigado pelo feedback!
Prof. Igor Cintra
A grande dificuldade das questões sobre Análises das Demonstrações Contábeis é qual fórmula devemos utilizar. Não há convergência entre os doutrinadores e bancas. Muitos índices apresentam fórmulas distintas.
Eu costumo ensinar aos alunos o entendimento majoritário, qual seja:
- Endividamento Total = PE / A
- Grau de Endividamento = PE / PL
- Composição do Endividamento = PC / PE
Pela questão 48 percebe-se que para a FGV o "grau de endividamento total" é, na realidade, "endividamento total".
Em resumo, se a questão pedir o grau de endividamento calcule PE / PL. Se pedir o grau de endividamento total calcule PE / A.
Abraço e obrigado pelo feedback!
Prof. Igor Cintra