Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Separação entre Contabilidade Geral e Avançada para a SEFAZ MG, cargo Tributação.

Professor,

 

Comprei seu curso de questões para a SEFAZ-MG. Porém, vou fazer para o cargo de Tributação, que só cai a contabilidade GERAL. Sendo assim, quais aulas/assuntos eu não precisarei estudar? Há como separar?

Gonzaga, tenha cuidado. Eu não teria esta convicção de que só vai cair Geral...

Em provas de Contabilidade Geral da banca FGV é muito comum a cobrança de tópicos de Contabilidade Avançada.

No concurso de Auditor Fiscal da SEFAZ/ES, aplicado em 2021 pela Fundação Getúlio Vargas, foram cobradas 10 questões de Contabilidade Geral (prova de conhecimentos gerais) e 10 questões de Contabilidade Avançada e de Custos (prova de conhecimentos específicos).

Ao analisar o conteúdo programático de Contabilidade Geral no edital percebemos a possibilidade de cobrança de diversos tópicos de Contabilidade Avançada.

Isso se confirmou no dia da aplicação da prova, quando a banca FGV cobrou conceitos relacionados de Pronunciamentos Técnicos diversos (00, 01, 03, 04, 09, 20, 27 e 36) em 9 das 10 questões.

Em outro concurso recentemente aplicado pela banca FGV (Agente de Tributos da SEFAZ/BA) a situação é semelhante.

Na SEFAZ/BA existe o cargo de Auditor Fiscal e o de Agente de Tributos. Este último possui diversas atribuições, entre as quais constituir créditos tributários, limitando-se ao trânsito de mercadorias e à fiscalização de estabelecimentos de microempresas e de empresas de pequeno porte que sejam optantes pelo Simples Nacional.

No conteúdo programático do concurso de Agente de Tributos da SEFAZ/BA havia a possibilidade da cobrança dos seguintes tópicos de Contabilidade Geral, veja:

________________________________

CONTABILIDADE GERAL
Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos. Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa. Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, de 23 de setembro de 2016.

________________________________

Apesar de ser uma prova de Contabilidade Geral o conteúdo citou expressamente a possibilidade de cobrança dos “pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)”. Tais pronunciamentos são exatamente o objeto de estudo da Contabilidade Avançada!

Isso se confirmou no dia de aplicação da prova, dado que a banca FGV cobrou vários conceitos de Contabilidade Avançada. Das cinco questões que foram aplicadas todas cobraram conhecimentos relacionados aos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC (mais especificamente aos CPCs 12, 25, 27 e 47).

Enfim, dito isso vamos à recomendação:

Recomendo fortemente que você estude Contabilidade Avançada. Se quer correr o risco e estudar apenas Contabilidade Geral tudo bem, faz parte do jogo. Neste caso peço que desconsidere qualquer questão que envolva conhecimentos relacionados aos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC.

Abraço

Igor

plugins premium WordPress