Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaTCE SP - Aula 05
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

TCE SP - Aula 05

Prof, boa noite! Fiquei em dúvidas quanto a correta classificação para as doações e subvenções governamentais. Devo classificá-las como passivo não circulante - receitas diferidas ou como reserva de lucros - reservas de incentivos fiscais?

Att, Mariana

Mariana, inicialmente as doações e subvenções são classificadas no Passivo Exigível, como Receita Diferida. Posteriormente a receita com esta subvenção será apropriada paulatinamente ao resultado. O que o art. 195-A da Lei n° 6.404/76 é que esta receita de subvenção, após apropriada ao resultado, possa ser destinada à conta Reserva de Incentivos Fiscais, que é uma Reserva de Lucro.

Exemplo:

Suponha que determinada entidade receba uma subvenção referente a um terreno recebido pela Prefeitura de Boazinha-SP, cujas condições de recebimento já tenham sido, inclusive, cumpridas pela empresa. A entidade, então, reconhece:

Valor da Subvenção: R$ 1.000.000 (a ser apropriada ao resultado em 20 anos);

D - Terrenos R$ 1.000.000 (Ativo)
C - Receita Diferida R$ 1.000.000 (Passivo Exigível)

Observação: permite-se que a Receita Diferida seja classificada deduzindo o valor contábil do ativo relacionado (ou seja, retificando-o). 

Suponha que no final do execício a entidade tenha realizado a apropriação de 10% desta receita, conforme lançamento abaixo.

D - Receita Diferida R$ 100.000 (Passivo Exigível)
C - Receita de Subvenção R$ 100.000 (Resultado)

Imagine, então, que o Lucro Líquido desta entidade tenha sido R$ 950.000. Este lucro é todo destinado à conta Lucros Acumulados, não é? O Art. 195-A permite que a entidade destine R$ 100.000, que é a parcela do lucro relacionada à Receita de Subvenção, para a Reserva de Incentivos Fiscais.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

Muito bem esclarecido!! Obrigada prof.

Professor, essa Receita Diferida eu classifico apenas no Passivo Nao circulante?

Citação de Luna em novembro 28, 2017, 4:16 pm

Professor, essa Receita Diferida eu classifico apenas no Passivo Nao circulante?

Luna, as Receitas Diferidas são classificadas no Passivo Não Circulante.

Abraço!

plugins premium WordPress