TCE SP AULA 05 EXERCICIO 26
Citação de GESSICA MENDES em outubro 30, 2017, 8:00 pmProfessor, no enunciado havia dividendos mínimos obrigatório de 20% do lucro, eles não foram somados a Reserva de lucros, sendo que na próxima matéria esta falando que Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios fazem parte da conta Reserva de Lucros. Para onde eles foram? qual foi o lançamento feito com eles? Essa Reserva de Expansão seria uma " Reserva de Lucros Específica"?
Att
Professor, no enunciado havia dividendos mínimos obrigatório de 20% do lucro, eles não foram somados a Reserva de lucros, sendo que na próxima matéria esta falando que Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios fazem parte da conta Reserva de Lucros. Para onde eles foram? qual foi o lançamento feito com eles? Essa Reserva de Expansão seria uma " Reserva de Lucros Específica"?
Att
Citação de Prof. Igor Cintra em outubro 31, 2017, 8:42 pmGéssica, os dividendos são distribuições do lucro. O lançamento contábil de sua distribuição é a seguinte:
D - Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a Pagar (Passivo Exigível)A Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios só será utilizada quando a distribuição dos dividendos for incompatível com a situação financeira da companhia. Ou seja, para não descapitalizar a sociedade permite-se que os valores calculados a titulo de dividendos não sejam creditados na conta "dividendos a pagar", mas sim na conta "Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios", dentro do PL. Lembro que os lucros que deixarem de ser distribuídos serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subsequentes, deverão ser pagos como dividendo assim que a situação financeira da companhia permitir.
A Reserva para Expansão não se relaciona com a Reserva de Lucros Específica. Trata-se de uma reserva com intuito de reter lucros do exercício para futuros projetos de investimentos de expansão da entidade.
Abraço!
Géssica, os dividendos são distribuições do lucro. O lançamento contábil de sua distribuição é a seguinte:
D - Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a Pagar (Passivo Exigível)
A Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios só será utilizada quando a distribuição dos dividendos for incompatível com a situação financeira da companhia. Ou seja, para não descapitalizar a sociedade permite-se que os valores calculados a titulo de dividendos não sejam creditados na conta "dividendos a pagar", mas sim na conta "Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios", dentro do PL. Lembro que os lucros que deixarem de ser distribuídos serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subsequentes, deverão ser pagos como dividendo assim que a situação financeira da companhia permitir.
A Reserva para Expansão não se relaciona com a Reserva de Lucros Específica. Trata-se de uma reserva com intuito de reter lucros do exercício para futuros projetos de investimentos de expansão da entidade.
Abraço!