Please or Cadastrar to create posts and topics.

A07 VUNESP TCE-SP

Boa tarde professor,

 

Eu gostaria de tirar uma dúvida em relação a aula 07 ( Análise das Demonstrações Financeiras) do curso do TCE-SP.

Ao fazer as questões, por exemplo, a questão nº 51,  a VUNESp  solicita o índice de rentabilidade de PL, até aí tudo bem! Entretanto, quando fui fazer o cálculo do PL eu inclui o valor do LL, e ao ver a sua resolução eu vi que errei, pois inclui o valor do LL no cálculo do PL. O que é curioso, pois na questão 36, no calculo do PL , a organizadora AOCP, inclui o valor do LL no cálculo do PL.

Dessa maneira, então, eu preciso levar para a prova da VUNESP que ao solicitar que seja calculado algum índice que tenha PL eu devo desconsiderar a inclusão do LL no cálculo do PL, é isso?! Minha nossa....pois PL é em qualquer lugar! Por isso, eu estou enviando essa dúvida, pois talvez eu não esteja percebendo qual o motivo de não incluir o LL no cálculo do PL. OU a VUNESP em seus cálculos de índice, não leva em consideração que o LL tenha que entrar no cálculo do PL.

Fico no aguardo! Obrigada!

 

 

Joyce, este é um grande problema da Análise das Demonstrações Financeiras!

Cada doutrinador (e cada banca) entende de uma forma.

A AOCP, como você bem notou, entende que devemos utilizar o PL do início do período. Eu também entendo que é a melhor análise (mas não importa o que eu entendo, não é?).

Algumas bancas entendem que deva ser utilizado o PL Médio (PL Inicial + PL Médio / 2).

A VUNESP costuma utilizar o PL Final nos cálculos de rentabilidade. No entanto, se você utilizar o PL final (R$ 203.000) na questão 51 não chegará a nenhuma alternativa correta. Desta forma, tente utilizar o PL Inicial como segunda opção, ok? Infelizmente temos que ter este "jogo de cintura" para acertar algumas questões da VUNESP...

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress