Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 02 - AFRFB - Questão 39.

A devolução de uma mercadoria, por defeito  de fabricação, não seria um fato misto diminutivo?

Eu entendo que quando há devolução, há diminuição da receita de venda... consequentemente diminuição do PL...

As contas envolvidas seriam, no meu entendimento:

D- Estoque (retorno ao Estoque)   - Aumenta Ativo

C-Duplicatas a receber - baixa da duplicata proporcional - Diminui Ativo

C- Devolução da Receita (parte da receita da mercadoria devolvida) - Diminuição da PL

 

Será que eu estou fazendo uma confusão??

 

 

Você não está fazendo confusão não! Interessante que você imaginou uma entidade que está recebendo em devolução uma mercadoria que havia vendido.

Só tenha cuidado com seu lançamento, pois faltou um crédito na conta CMV (contrapartida do débito em Estoques).

Eu pensei na entidade que está devolvendo a mercadoria adquirida. Neste caso é um lançamento permutativo.

Abraço!

Então a contabilização correta seria:

 

Devolução da mercadoria Adquirida:      D-Fornecedor   C – Estoque (Sem considerar outros fatores como Tributos..)

Devolução (do cliente) da mercadoria Vendida    D- Estoque (retorno ao Estoque)

                                                                         C - CMV

                                                                         C-Duplicatas a receber - baixa da duplicata proporcional - Diminui Ativo

                                                                         D- Devolução da Receita - Diminuição da PL

Não entendi seus lançamentos.

Na ótica do vendedor uma venda cancelada gera o lançamento do retorno do estoque:

D - Estoque
C - CMV

E também do cancelamento da venda:

D - Devoluções (dedução da receita bruta)
C - Caixa ou Clientes (pela devolução do dinheiro da venda ou cancelamento do direito)

Será que essa era sua dúvida?

Abraço!

plugins premium WordPress