Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aula 2 - Resolução de Questões FGV

Olá, Professor!

Por gentileza, na seguinte questão:

2. (FGV–TécnicoContábil–Cuiabá-MT–2015)

Em 01/01/2014, uma empresa tinha saldo de R$ 10.000,00 em seu estoque. Neste mês foram observados os seguintes eventos:

• Venda de todo o estoque por R$ 25.000,00, sendo metade à vista e metade para recebimento em 60 dias. • A empresa recebeu R$ 1.000,00 de devoluções de vendas.

• A empresa concedeu abatimento de R$ 10% devido a atrasos na entrega.

• A empresa reconheceu ICMS de 18%.

Considerando apenas esses eventos, o valor da Receita Líquida de Vendas, em 31/12/2014, era de:

 

Vi que o sr. discordou do gabarito. Em questões desse tipo, aprendi da seguinte forma:

- Receita Bruta de Vendas

(vendas canceladas/devoluções de vendas)

(descontos incondicionais concedidos)

(abatimentos): base de cálculo = RBV - vendas canceladas/devoluções de vendas

(tributos sobre vendas): base de cálculo = RBV - vendas canceladas/devoluções de vendas - descontos incondicionais concedidos

= Vendas Liquidas

Com relação às bases de cálculo que utilizei acima, estou correto? A FGV tem uma posição definida quanto a esse ponto?

Muito obrigado e abraço!

Nelson

 

 

 

 

Nelson, meu comentário está bem ruim no material. A correta base de cálculo do ICMS é o valor de R$ 24 mil. Assim:

           Receita Bruta de Vendas R$ 25.000,00
( – )    Devoluções (R$ 1.000,00)
( – )    ICMS sobre Vendas (R$ 4.320,00)      →            18% x R$ 24 mil
( – )    Abatimentos (R$ 1.968,00)        →            10% x R$ 19.680
( = )    Receita Líquida de Vendas R$ 17.712,00

Teríamos dificuldade para saber qual é a base de cálculo do abatimento. O enunciado poderia ser mais específico. A maior lógica, no meu entendimento, seria que o abatimento incidisse sobre o valor de R$ 24 mil.

Abraço

Igor

plugins premium WordPress