Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Aula 5 Contabilidade Geral 2019 Início da contagem de depreciação

Olá, professor, boa tarde. Eu tenho feito confusão em relação ao início da contagem da depreciação.

Veja se entendi:

se o mês inicia em 31, esse mês não entra na contagem. Logo de 31/12/20 até 31/12/2021, são 12 meses de depreciação. No entanto, eu havia lido (em outro local) que quando a banca é FCC, ela considera o mês, independente de ter iniciado em 1 ou 31. E no caso, acima, seriam 13 meses de depreciação.

Afinal, como funciona?

Att, Flávia Cabral

Flavia, a regra é que a depreciação inicia-se a partir do momento em que o item está disponível para uso. Sendo assim, se ele está disponível para uso no dia 31 de janeiro de 2020 e a vida útil é de 12 meses, teremos 12 apropriações de despesas de depreciação (iniciando-se em janeiro de 2020, finalizando-se em dezembro de 2020).

Em regra as bancas acabam não inserindo datas como essa (dia 30 ou 31) pq pode gerar polêmicas.

Antigamente o entendimento era que se o item está disponível para uso na primeira quinzena incluía o próprio mês da depreciação. Na segunda quinzena, depreciava a partir do mês subsequente.

Enfim, hoje não há dúvidas de que a depreciação inicia-se a partir do momento em que o item está disponível para uso.

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress